Cadernos de Negociação do Dieese deste mês traz como destaque um comparativo dos salários dos professores

0

A edição 35, de novembro, do Cadernos de Negociação do Dieese informa que o salário dos professores é menor em comparação internacional e entre profissionais brasileiros com ensino superior. Mostra uma tabela do rendimento dos professores brasileiros em relação aos dos países da OCDE e um gráfico do rendimento médio das pessoas com ensino superior completo (em valores de 2019).

Em Negociações Coletivas, revela que “menos de um terço das negociações com data-base em outubro registrou aumento real nos salários e quase metade teve perdas reais, segundo análise dos reajustes inseridos no Sistema Mediador, do Ministério da Economia, em relação à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE)”.

Outros temas abordados pelo informativo são: Regulamentação de salários é principal demanda nos serviços privados; Ajuda compensatória em acordos de redução de jornada/salário e suspensão de contrato na construção/; e Outubro: custo da cesta sobe em 15 capitais pesquisadas. Vale conferir.

https://www.dieese.org.br/restrito/cadernoNegociacao35.pdf