BRB anuncia novo concurso com 300 vagas para escriturário

0

O edital ainda não saiu, mas o Banco de Brasília (BRB) já anunciou que abrirá concurso para o cargo de escriturário. No total, 300 vagas serão ofertadas, sendo 150 para compor o cadastro reserva. Reivindicação do Sindicato e dos bancários do BRB, a contratação de pessoal desafoga os trabalhadores sobrecarregados e garante melhor atendimento a clientes e usuários.

De acordo com material divulgado pela assessoria do banco, o edital deve ser publicado no Diário Oficial do DF até julho. A previsão é de que as provas sejam aplicadas em outubro e o resultado final publicado em janeiro de 2023.

O salário de escriturário é de R$ 3.764,66 e a jornada é de 30 horas semanais. Para disputar uma vaga é preciso ter o ensino médio completo. Este será o quinto concurso público para o banco no período de três anos.

Ronaldo Lustosa é secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato e funcionário do BRB. Segundo ele, a contratação de novos funcionários já é esperada por grande parte do corpo funcional. “Todas as agências e a direção geral do BRB aguardam ansiosamente a chegada de mais colegas. Estão sobrecarregados. Por esse e outros motivos, que dizem respeito aos clientes e usuários do banco, é tão importante a realização desse novo concurso”, afirma o dirigente.

Para Edson Ivo, secretário de Combate ao Racismo e à Discriminação do Sindicato, “com os repetidos projetos fora do escopo bancário recrutando colegas e a expansão corrente do banco, esse número mal chega a coçar a necessidade real. Vamos lutar enquanto ainda houver tempo para aumentar a quantidade de vagas disponibilizadas”.

“Apesar dos concursos recentes, os novos trabalhadores não supriram as demandas, até porque o banco expandiu para o estado da Bahia e em breve chegará em outros locais do país. Além de ter realizado alguns programas de desligamento nos últimos anos. Importante que o banco convoque a todos, incluindo os 150 do cadastro reserva, para suprir as necessidades atuais e futuras”, comentou o diretor da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Ivan Amarante.

Mais contratações é uma das reivindicações recorrentes do Sindicato em mesa de negociação e pauta dos bancários do BRB para a Campanha Salarial 2022, aprovada durante o congresso específico realizado na sexta-feira (20).

Joanna Alves
Do Seeb Brasília