Beneficiado da meia dobradinha do Sudameris recebe correção salarial após 37 anos

0


Marcos Antônio Labeca, o primeiro a ser encontrado dos quatro beneficiados no processo da meia dobradinha contra o Sudameris, recebeu nesta segunda (03) o valor referente à correção salarial que foi reivindicada na Justiça.

Depois de 37 anos de batalha e vários recursos, o Sindicato venceu o processo contra o Sudameris, através de decisão final do Tribunal Superior do Trabalho.

Ao ser contatado pelo Sindicato, Marcos não contava mais com o dinheiro. Ele já nem lembrava detalhes do processo, depois de toda a demora judicial.

Os demais ex-funcionários desse processo – Célio Biavati, Janedit Assunção Lopes e Fabio Scucato – ainda não foram encontrados devido à dificuldade de contato após o tempo do processo, pois não mantiveram seus dados atualizados junto ao Sindicato.

Meia dobradinha

Para incentivar a vinda de funcionários de bancos sem sede em Brasília na década de 1960, as empresas ofereceram auxílio alimentação e moradia, além de incentivos financeiros que ficaram conhecidos como meia dobradinha. Em virtude do não cumprimento do acordo por parte dos bancos, o sindicato recorreu à Justiça em 1972 contra vários bancos. Em fevereiro de 2007, por exemplo, o Sindicato ganhou a ação da meia dobradinha para 157 funcionários, no valor total de R$ 222.463,61.