BB: Sindicato garante mediação do MPT contra retorno do grupo de risco; quinta tem nova plenária, às 19h

0

Fiscalização das condições de trabalho e novos atos pressionam banco a negociar. Para participar da plenária, acesse o link

Parte do despacho assinado pelo MPT, determinando a realização de audiência entre o Sindicato e o BB

A mobilização dos bancários e bancárias do BB contra a arbitrária decisão do banco de retorno do grupo de risco ao trabalho presencial, além de outras frentes de atuação, busca proteção e garantir que a vida e a saúde sejam prioridade. Na segunda-feira (29), durante plenária convocada pelo Sindicato, a categoria aprovou a estratégia da diretoria do Sindicato de seguir pressionando o banco com vistas à retomada de negociações que possam garantir a manutenção das pessoas com comorbidades em home office. O processo também será reforçado com o pedido de mediação feito pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho.

“Durante a plenária, ratificamos que a via da negociação é o espaço para resolução deste conflito, objetivando a suspensão da convocação dos trabalhadores com comorbidades,” destaca o presidente do Sindicato, Kleytton Morais. A direção do Sindicato e sua assessoria ainda orientaram que cada bancário do grupo de risco procure respaldo médico, apresentando laudos e pareceres que atestem a importância de os trabalhadores com comorbidades permanecerem em home office neste momento em que a pandemia volta a assustar o mundo e reforçando ao banco a necessidade de rever sua decisão.

O conjunto dos trabalhadores aprovou a continuidade das ações de fiscalização realizadas pelo Sindicato e o acompanhamento próximo dos bancários com comorbidades. Comissões de fiscalização e controle contra contaminação nos prédios administrativos e agências estão em processo de formação e a primeira fiscalização conjunta já tem data e local: sexta-feira (3), o Sede 4 será inspecionado pelos integrantes da primeira comissão.

Mediação do MPT

Na terça (30), a procuradora do Trabalho Carolina Pereira Marcante assinou despacho atendendo ao pedido de mediação feito pelo Sindicato. Reconhecendo a urgência da demanda, a procuradora agendou uma audiência com as partes para sexta (3), às 17h, por videochamada.

Nova plenária nesta quinta (2)

O Sindicato realiza nova plenária remota nesta quinta-feira (2), às 19h, para atualizar os informes e orientar a luta. Participe!

Joanna Alves
Do Seeb Brasília