Bancários da Poupex deliberam sobre proposta em assembleia na quarta-feira (16)

0

Os bancários da Poupex realizam assembleia na quarta-feira (16), às 16h30, no teatro da sede, para deliberar sobre a proposta apresentada pela empresa. A votação acontece após a vitoriosa Campanha Nacional dos Bancários, cujo desfecho aconteceu depois de 21 dias de uma greve intensa que dobrou a lógica do governo e dos banqueiros ao garantir o atendimento das duas principais reivindicações da categoria: aumento real e valorização do piso.

Mesmo não sendo filiada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a Poupex tem cumprido as cláusulas acordadas na Convenção Coletiva negociada nacionalmente e, por isso, as negociações acontecem sempre ao final da Campanha Nacional dos Bancários. Em negociação desde o dia 31 de outubro, a Poupex apresentou na quinta-feira (10) uma resposta às reivindicações feitas pelo Sindicato.

 

Buscando agilizar o desfecho da campanha que permita o pagamento das diferenças resultantes do acordo ainda em novembro, o Sindicato apresenta aqui a íntegra da proposta e convoca os funcionários da Poupex para a assembleia.

O diretor do Sindicato Raimundo Dantas explica que o Sindicato está buscando para os trabalhadores o melhor acordo possível. “O Sindicato está sempre a postos para buscar a maior rapidez no fechamento do acordo, mas jamais fará o processo de forma apressada e que prejudique os trabalhadores”.

O acordo apresentado pela Poupex reproduz as principais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)  acordada com a Fenaban, como reajuste de 9% sobre todas as verbas, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com reajuste na verba fixa e pagamento da PLR adicional, que na Poupex é feito como abono. As demais cláusulas do acordo coletivo atual serão mantidas.

 

“O Sindicato entende que a proposta da Poupex vai ao encontro das expectativas dos funcionários na medida em que acata o acordo pactuado com a Fenaban. Dessa forma, a orientação é para que a proposta apresentada seja aprovada”, diz o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.

 

Eustáquio afirma ainda que o Sindicato já manifestou à direção da Poupex a necessidade de realizar discussões sobre a reformulação do Plano de Cargos e Salários (PCS), “pois, com o acúmulo de informações relacionadas a esse tema, certamente o Sindicato pode contribuir na elaboração de um bom instrumento para os trabalhadores da empresa”.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília