Autogestão em saúde é tema de fórum nesta quarta (4) em Brasília

0

Num momento em que os planos de saúde de autogestão sofrem uma série de ataques do governo que podem acabar com esse tipo de , Brasília receberá I Fórum de Autogestões em Saúde do DF. O evento, que irá ocorrer nesta quarta-feira (4), das 9h às 18h, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça Militar, é organizado pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas-DF), sob a organização do ex-dirigente da instituição e ex-gerente executivo da Cassi, Alberto Alves Júnior.

“O Fórum contará com palestrantes que trarão importantes informações e opiniões sobre inovações e mudanças do mercado de saúde, do ponto de vista econômico, negocial e jurídico, principalmente naquilo referente ao universo das autogestões (dos trabalhadores)”, explica Alberto, que é bancário do Banco do Brasil, patrocinador da Caixa de Assistência dos Funcionários (Cassi), que passa por uma intervenção fiscal da Agência Nacional de Saúde (ANS). A Caixa Econômica Federal também opera um plano de saúde no modelo de autogestão, o Saúde Caixa.

Além de palestrantes ligados diretamente aos serviços de saúde, o evento contará com a presença de Rogério Neiva Pinheiro, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região que tem coordenado as mesas mediadoras entre empresa e empregados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tendo conduzido algumas negociações especialmente de Planos de Saúde de Operadoras de Autogestão, tais como Correios e Embraer. O magistrado falará sobre os paradigmas da negociação em instituições de autogestão.

“A ideia é criar um ambiente de questionamento na plateia, sobre o que mais afeta o sistema de saúde, para aqueles que representam segmentos influentes do setor”, complementa o ex-dirigente da Unidas.

O evento receberá ainda o CEO da Amil, Daniel Coudry, que integra os quadros da companhia desde 2016 e é médico com residência em patologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o diretor de saúde do IAG Saúde, Mauro Oscar, que palestrará sobre a eficiência dos hospitais no Brasil e os novos modelos de remuneração; o economista-chefe da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Marcos Novais, para falar sobre as perspectivas para o setor de saúde suplementar; e o diretor do Hospital Sírio Libanês, Paulo Ishibashi, e o CEO da Rede Ímpar, Paulo Curi Savastano, que falarão sobre o aumento da competitividade no setor.

Da Redação com informações do Correio Braziliense