Assembleia organiza a luta dos bancários por proposta decente da Fenaban

0

Mobilizar a categoria e organizar os próximos passos da Campanha Nacional 2020, de forma a potencializar o alcance das ações do Sindicato e pressionar os bancos a apresentarem uma proposta decente para as reivindicações dos bancários. Foi com esse objetivo que o Sindicato realizou nesta terça-feira (25) assembleia geral virtual da categoria, dentro do calendário de mobilização da Campanha definido pelo Comando Nacional dos Bancários.

“Vamos aumentar a pressão sobre os bancos. Essa será a melhor reposta que os trabalhadores podem dar ao que foi colocado na mesa de negociação pela Fenaban. Uma proposta de arrocho salarial, com reajuste zero e perda de direitos, é um absurdo vinda de um setor que, mesmo nesse cenário de pandemia, está batendo recordes de arrecadação tarifária e auferindo lucros recordes”, disparou o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

A assembleia desta terça foi a primeira realizada pelo Sindicato em plataforma virtual, em função da pandemia. Mais de 1.100 bancários participaram, demonstrando a disposição da luta da categoria.

“A participação expressiva dos bancários na assembleia sinaliza a insatisfação de todos com a proposta e dá um claro sinal aos bancos de que não vamos aceitar perda de direitos”, acrescentou o presidente do Sindicato.

As próximas atividades programadas, conforme debatido na assembleia, se somarão às presenciais que estão ocorrendo desde a semana passada, quando o Sindicato promoveu atos no Setor Comercial Sul, no Setor de Autarquias Norte e no centro de Taguatinga. Além disso, no sábado (22), ao lado dos trabalhadores em greve dos Correios, o Sindicato promoveu uma grande carreata pelo centro de Brasília. E nesta terça (25), o Sindicato percorreu as agências do Lago Norte, do Paranoá e da W3 Sul, também dialogando com os bancários e a população.  

Mobilização deve tomar as redes

Simultaneamente, o Sindicato irá reforçar a mobilização também nas suas redes sociais e convoca a categoria a somar forças nesses ambientes, já que, dada a nova realidade imposta pela pandemia, o embate também está se dando nessas plataformas, o que foi corroborado pela assembleia.

Assembleia na quinta (27), às 19h30

Como as negociações ainda estão em curso, os bancários permanecerão no chamado regime de assembleia permanente, ou seja, o encontro desta terça não foi encerrado e seguirá aberto. A assembleia continuará na quinta-feira (27), para avaliar os últimos resultados das negociações.

Confira o edital de convocação a seguir:

Renato Alves
Do Seeb Brasília