Artigo: Atuação do Sindicato na pandemia salvou vidas. Debate sobre testagem e teletrabalho ganha força

0

Por Vanessa Sobreira

A atuação do Sindicato dos Bancários de Brasília durante a pandemia de Covid-19 alcançou importantes avanços para a categoria e a população em geral. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou e classificou o surto pandêmico, o Sindicato buscou em todas as esferas públicas medidas que garantissem a proteção das pessoas do contágio.

Restrição ao atendimento presencial, ampliação do teletrabalho para a maioria da categoria, obrigatoriedade de uso dos equipamentos de proteção, rodízio de trabalhadores no sistema presencial e atuação rápida em casos confirmados da doença são algumas das inúmeras ações na área de prevenção à saúde que foram implementadas após atuação direta do movimento sindical. Um imenso desafio se põe agora sobre a questão da testagem. Cobramos dos bancos que os protocolos de saúde sejam cumpridos e que todos os trabalhadores em regime presencial sejam testados.

O debate não para aí. Estamos ainda com inúmeros desafios a serem cumpridos e o nosso trabalho está focado também nas questões relacionadas ao regime de teletrabalho. Nesse momento em que vemos a maioria da categoria atuando nesse tipo de regime laboral, percebemos que existe a necessidade urgente de se regular melhor essa modalidade, para que se evitem os abusos, a sobrecarga e o adoecimento. É inegável que essa nova realidade ganhou força, e por isso precisamos nos debruçar sobre ela a partir da ótica dos trabalhadores.

Vanessa Sobreira é secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Brasília