Após negociação entre Sindicato e Fenaban, Bradesco comunica realização de testes de Covid-19

0

Poucas horas após o fim da reunião de negociação por videoconferência entre o Sindicato, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada nesta terça-feira (12), o Bradesco enviou comunicado aos bancários informando que fará o teste para o novo coronavírus em funcionários que assim optarem. A medida propõe a testagem independente de sintomas e a coloca como opcional aos bancários.

O comunicado do banco também informa que, inicialmente, apenas os bancários e bancárias dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo poderão optar pelo teste de Covid-19. 

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, destaca que esta é uma reivindicação recorrente na mesa de negociação entre Sindicato e bancos, porque este procedimento é determinante no planejamento para enfrentamento da pandemia. “É uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, combinada com o isolamento social, entre outras medidas, é importante para proteger a população”.

A testagem de todos os funcionários, no entanto, não segue a recomendação da OMS, que orienta a testagem estratégica dos sintomáticos.

Para o secretário de Comunicação e Divulgação do Sindicato e funcionário do Bradesco, Paulo Frazão, é louvável que o banco tenha saído na frente, disponibilizando os testes, mas ele ressalta a importância de se expandir rapidamente a disponibilização a todos os estados.

“Havemos de considerar que o agravamento da doença assola todas as regiões do país e que os testes precisam ser disponibilizados o mais rápido possível. Sabemos das questões de logística e, por isso, é compreensível o atendimento prioritariamente aos estados com maior índice de contaminados que, certamente, são os locais com maior foco de transmissão. Mas apelamos para que a solução seja assegurada o mais rápido possível para o DF e demais unidades da federação”, alerta o dirigente.

No DF, a situação de atendimento nas agências bancárias, infelizmente, tem exposto clientes, usuários e funcionários do banco. Situação como a verificada na agência Planaltina do Bradesco (veja aqui atuação do Sindicato) preocupa pelo alto risco de contágio, tendo em vista o inadequado espaço físico (gerando aglomeração) e o reduzido número de funcionários para atendimento a um expressivo contingente de pessoas. 

“Logo, corrigir imediatamente essas questões, bem como possibilitar testagem nos trabalhadores, é um protocolo importante a ser seguido para assegurar a saúde e segurança de todos e contra o avanço da doença”, pontuou o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco Raimundo Dantas, informando que a entidade sindical destacou na negociação desta terça que a abrangência da testagem seja para todos os dependentes e familiares que coabitam com bancários.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília