Apoie a campanha dos programas do Semente Amarela, de Alto Paraíso (GO), doando parte do seu imposto de renda

0

A data para prestar contas com a Receita Federal está se aproximando. Após dois anos de prazo ampliado por conta da pandemia da covid-19, a entrega do Imposto de Renda 2023 volta ao período tradicional — começa em 15 de março e vai até 31 de maio. E você sabia que é possível apoiar projetos sociais por meio do imposto de renda? Sem alterar o valor a pagar ou a receber, o contribuinte pode destinar até 3% do IR devido para iniciativas focadas em proteger os direitos da criança e do adolescente.

Bancárias e bancários, vocês podem contribuir, sem nenhum prejuízo e sem mexer no bolso, direcionando parte do seu IR aos programas do Semente Amarela – Cuidando do Futuro e Investigando a Nossa Natureza -, que contam com o apoio do Sindicato.

O Semente Amarela – Cuidando do Futuro é um dos cinco programas do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso (ICMAP), que fica em Alto Paraíso de Goiás, a 223km de Brasília. Por trabalhar com crianças e adolescentes, tem a chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do poder executivo municipal.

O programa Investigando a Nossa Natureza atua desde 2017 também em Alto Paraíso e tem como principal objetivo o desenvolvimento da inteligência ecológica, “que é aquela que faz com que a gente faça uma leitura dos elementos e das interações da natureza, em sintonia com a inteligência intrapessoal, relacionada ao mundo interno, a nossa visão de mundo, as nossas preferências”, explica Henrique Veloso, diretor do programa.

Também por meio do programa, está sendo realizado um trabalho de revitalização das áreas verdes dentro das escolas. “A nossa meta para 2023 é que cada uma das unidades escolares do município tenha uma horta para garantir que o contato com a natureza seja contínuo”, informa Henrique.

Conscientização e orientação

Atualmente, o Semente Amarela atende 146 famílias e 224 crianças. O programa social trabalha com a conscientização e orientação sobre maternidades e paternidades ativas e conscientes na comunidade de Alto Paraíso de Goiás, oferecendo um conjunto de ações sistematizadas e continuadas para gestantes, pais, mães, crianças e adolescentes.

Diretora e idealizadora do programa, Angela Mattos esclarece que, nesta edição, o Semente Amarela irá se dedicar à jornada da primeiríssima infância. “A criança nasce com curiosidade, empatia, totalmente aberta ao dar e receber. Neste módulo, nossa motivação é fortalecer essa base do início da vida, que reverbera para a puberdade e adolescência até a fase adulta. Vamos trazer atividade lúdicas e criativas como base direcionada para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo”, adianta.

“Nós prezamos pelo cuidado e acolhimento de crianças desde sua gestação, para que elas possam ter uma infância saudável e, consequentemente, se construir como adolescentes felizes e seguros.  Oferecemos informações baseadas em evidências científicas e alimentamos sonhos por meio da arte, colaborando na formação de uma cultura de paz para um mundo melhor”, complementa Janaína André, coordenadora do programa, sob as orientações do Lama Padma Samten, professor e diretor-geral do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e ICM Brasil.

“A destinação de até 3% do imposto de renda para o ICMAP não traz custos adicionais e possibilita a continuidade desse belíssimo projeto que atende famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade de Alto Paraíso de Goiás. Convidamos os bancários e bancárias a fortalecerem essa rede de amor, solidariedade e cuidado com o próximo. Colaborem!”, ressalta Elis Regina, secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN.

Reembolso da doação

Mesmo quem possui imposto a restituir pode participar. Assim, deverá pagar o Darf da doação e o valor doado será acrescido no valor da restituição.

Para quem possui imposto a pagar, o valor doado será deduzido do valor do imposto a ser pago. Ou seja, sua doação será reembolsada por desconto no imposto a pagar ou acréscimo ao imposto a ser restituído.

Para que o cálculo seja processado de forma correta, deixe para realizar o direcionamento após preenchimento de todos os demais dados de sua declaração.

Para saber o passo a passo de como destinar o seu IR para o Semente Amarela, basta acessar o site https://www.icmap.com.br/doacoes-via-ir

Comprovante de pagamento

O Instituto Caminho do Meio de Alto Paraíso esclarece que é muito importante o envio do comprovante de pagamento do Darf, pois só com ele será comprovada a doação junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Alto Paraíso (CMDCA). O envio do documento deve ser feito para icmeio.ap@gmail.com.

Para mais informações, entre em contrato com Janaína André pelo (61) 98159-1188; com Angela Mattos pelo (21) 98817-9292; ou com o ICMAP pelo icmeio.ap@gmail.com.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília