Ação sindical garantiu saldo positivo no emprego bancário no DF e no Brasil em 2021

0

Apesar da pandemia e dos programas de enxugamento de quadro implementados pelos bancos, o ano de 2021 terminou com saldo do emprego bancário acumulado em 6.902 postos de trabalho. No Distrito Federal, as admissões no ano também superaram as demissões, fechando o ano com saldo de 326 trabalhadores bancários. O começo de 2022, no entanto, apresenta saldo positivo no âmbito nacional, com 619 novos postos de trabalho, e saldo negativo no DF, com 8 postos a menos.

De acordo com análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – Subseção Bancários DF, a movimentação no emprego bancário ficou positiva em 2021 em virtude da atuação dos sindicatos que, por meio de ação judicial, viabilizou a convocação dos aprovados no concurso de 2014 da Caixa. Outro fator foi a ampliação dos postos de trabalho não ligados diretamente às áreas mais tradicionais dos serviços bancários, como a TI. Em 2020, o saldo ficou negativo em 11.802 postos.

O saldo negativo no primeiro mês de 2022 na capital federal é o resultado entre as 19 admissões e os 27 desligamentos. Os bancos múltiplos com carteira comercial foram os que mais demitiram no período, um total de 24 desligamentos para 5 contratações.

DIEESE-Movimentação-no-emprego-bancário-jan22

Da Redação