Acadêmicos da Asa Norte é a campeã do carnaval do DF 2023

0
Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil

A escola de samba Acadêmicos da Asa Norte foi a grande campeã do grupo especial no carnaval fora de época do Distrito Federal. Os desfiles, que ocorreram na última sexta-feira (23) e no sábado (24), na Passarela Marcelo Sena, no Eixo Cultural Ibero-americano, aconteceram após uma extensa pausa de nove anos, e contou com uma programação com diversos shows e atrações.

Ao todo, 13 escolas de samba se apresentaram — seis do grupo especial e sete do grupo de acesso. A agremiação venceu o título com 268.4 pontos acumulados em relação ao julgamento de quesitos como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. Em segundo lugar, ficou a Águia Imperial de Ceilândia, com 267.20. Já o terceiro ficou com a Aruc, com 267.10.

Com o enredo “Mulheres pretas do Brasil”, a Acadêmicos da Asa Norte, agora, acumula o quarto título seguido. Este ano, além de homenagear a história da mulher preta trabalhadora brasileira e levar à avenida o protagonismo de grandes nomes como Elza Soares, Leci Brandão, Margareth Menezes e Marielle Franco, a escola disponibilizou uma ala composta apenas por bancários.

A campeã do carnaval do DF possui uma longa história de parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília e na luta pela democracia. Exemplo disso é que em 2011 a escola levou para a avenida o enredo “Nas Bodas de Ouro do seu Sindicato, os Grandes Homenageados são os Bancários”, que celebrou os 50 anos de existência da entidade sindical.

O Secretário Social e Cultural do Sindicato, Sandro Oliveira, parabenizou a Acadêmicos da Asa Norte pela vitória. “O Sindicato parabeniza a agremiação campeã, com a qual temos um amplo histórico de parceria. Parabenizamos também todas as escolas do DF que, mesmo em meio às dificuldades e todos esses anos sem desfilie, se mantiveram resilientes. Se dúvida, essa é parte importante da cultura brasileira que precisa ser mantida e valorizada na capital federal”, avaliou.

O desfile foi viabilizado com investimento de R$ 7 milhões com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, mais R$ 5 milhões em editais.

Confira o enredo da Acadêmicos da Asa Norte:

Samba da campeã
“Odoyá, epahey, Iêiêô,
Saluba Yá ê mamãe, ê Yá, ê Yá
A Asa Norte destina a tua sorte
Na proteção de Yabá
Sou eu! Eterna ébano de África
Sou eu, sou eu! Seio da vida em dádiva
Entrego a minha voz… À eloquente, valentia
Verbo que desafia o algoz…
Herdeira da espada feminina
Negreiro mar, Nem a escrava chegança
Onde a chibata canta, poderá me acorrentar
No ventre, dinastia… realeza
Pele preta brasileira és a guerreira do povo que vem de lá
Sou o pranto do tumbeiro
Rebeldia de uma raça
oceano inteiro,o destino na cabaça
Ventania em liberdade
a chama acesa no breu
Oi gira a saia, girou, Axé sou eu
Do batuque dos tantãs ôôô
Tambor de tamarineira êe laia
Rendas e balangandãs
Senhoras dos amanhãs
Preta Veia rezadeira
Os acordes da magia no xirê de Olodumarê… A força do orixá, o dom de sobreviver
Na luz de Ciata, Dandara, “esperança”
“Soares” por Elza a nossa herança
Por nós, Marielles, Benguelas
É quilombo, é favela, Salve elas”

Da Redação