A Campanha Nacional dos Bancários 2024 no Banco do Brasil

0

O ano de 2024 será de contratação coletiva para a categoria bancária, e nós, funcionários do Banco do Brasil, precisamos estar atentos às mudanças conjunturais e da legislação brasileira para definir uma estratégia eficaz que garanta a manutenção de nossos direitos e novas conquistas em nosso Acordo Coletivo de Trabalho e na Convenção Coletiva dos Bancários.

Visando mobilizar e organizar a categoria no Distrito Federal, desde o início de janeiro nosso Sindicato vem realizando reuniões nos locais de trabalho debatendo a importância da Campanha Nacional dos Bancários 2024. As reuniões com os delegados sindicais também estão sendo prioridades para a entidade, que busca fortalecer o elo entre sua direção e os bancários e as bancárias.

Daremos início, já em abril, à agenda de mobilização. Vários temas de relevância para nossa Campanha e para a luta dos trabalhadores do ramo financeiro serão debatidos em eventos híbridos, presenciais e virtuais. No dia 13 de abril ocorrerá o Congresso Distrital dos Funcionários do Banco do Brasil, da Caixa e do BRB. Logo em seguida, no dia 20 de abril, será realizado o Congresso dos Bancários do Distrito Federal e Entorno. Nestes dois importantíssimos fóruns da categoria serão definidas as propostas para a pauta de reivindicações, a estratégia de negociação e quem serão nossos representantes nos debates regionais (Centro-Norte) e nacionais (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Conecef e Conferência Nacional dos Bancários).

No caso do BB, precisamos nos unir e de forma coletiva combater os retrocessos impostos pelas gestões passadas, indicadas por Temer e Bolsonaro, através de suas reestruturações. A “deforma” que fizeram em nosso plano de cargos e salários, as péssimas condições de trabalho nos setores de atendimento e negócios, as metas abusivas, o alto índice de adoecimento, a drástica redução da dotação, a tentativa de acabar com os caixas executivos, o desmonte da PSO, as distorções na GDP, a falta de transparência no PDG, as dificuldades de ascensão profissional, os “cantos da sereia” do programa Conexão, a redução do protagonismo do banco com o seu papel social e a preparação para a privatização, entre outras questões, são assuntos que devemos pautar e exigir que sejam revistos pela atual direção do Banco do Brasil.

A construção da luta começa nos locais de trabalho

A Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no início de junho, em São Paulo, será o ápice na construção da nossa estratégia e da minuta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

Mas até chegar o momento da Conferência, muito trabalho foi realizado antes para construir nossa luta. Desde o final do ano passado, sendo intensificadas no início de janeiro, várias reuniões nos locais de trabalho foram executadas com o objetivo de mobilizar, ouvir e alertar a categoria sobre os desafios dessa contratação coletiva.

Com a troca de informações, o bom debate e a construção do conhecimento coletivo, teremos mais chances de acertar na definição de uma
estratégia eficiente que gere excelentes resultados para nossa categoria e para o funcionalismo do BB.

Se ainda não foi realizada reunião em seu local de trabalho, entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 9987-13001 e solicite o agendamento

Então preparem-se! Começou a Campanha Nacional dos Bancários 2024!

Da Redação