28 de agosto: Dia do Bancário é dia de luta!

0

Os bancários e bancárias do Brasil celebram neste 28 de agosto o seu dia. Trabalhadores que integram uma das categorias mais organizadas e aguerridas do país, são eles os executores das políticas públicas que levam desenvolvimento social e econômico aos rincões brasileiros.

Neste 28 de agosto, bancários e bancárias comemoram seu dia sem deixar a luta por melhores condições de trabalho, por qualidade de vida e pela manutenção do patrimônio público do povo brasileiro. O histórico de luta e unidade, referências para toda a classe trabalhadora, são marca registrada desse conjunto de trabalhadores que, mesmo a serviço dos patrões mais poderosos do mundo do trabalho, fazem a diferença na sociedade brasileira.

“Essa é uma data extremamente importante para a categoria, que tem na história de luta dos trabalhadores uma contribuição extremamente significante. E assim como essa trajetória de luta foi no passado importante para os trabalhadores de hoje, nós, neste momento e neste cenário desolador, teremos o discernimento, a competência, a ousadia e a esperança de passar por essas dificuldades que abatem a imensa maioria dos trabalhadores do Brasil”, destaca o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Ele cita como exemplo dessas dificuldades a reforma da Previdência, que começa a tramitar no Senado depois de aprovada na Câmara dos Deputados, e a reforma trabalhista, hoje lei 13.467, entre outras medidas que retiram “sagrados direitos da classe trabalhadora”. “Mas não nos abateremos, assim como não nos abatemos no passado”, garante o dirigente sindical.

Origem do Dia do Bancário

Foi no dia 28 de agosto, em 1951, que os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%.

Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.

Da Redação