A Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT/DF) e o Sindicato dos Bancários de Brasília realizam na próxima quinta-feira, dia 25, o seminário Ler/Dort e a violência organizacional do trabalho. O evento será realizado no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Asa Sul), a partir das 18h30, e é voltado para dirigentes sindicais, militantes e trabalhadores em geral.
O seminário é uma da série de iniciativas programadas entre as duas entidades para a semana que antecede o 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER). A programação foi dividida em subtemas, que incluem debates sobre a violência organizacional e formas de como se proteger dela, com a participação de especialistas (veja a programação completa abaixo).
“Os bancários estão entre as categorias que mais sofrem com o afastamento por conta da LER/Dort e doenças mentais, como síndrome do pânico. A pressão por metas é um dos maiores motivadores de doenças”, afirma Conceição Costa, secretária de Saúde da CUT/DF. O gasto previsto pela Previdência Social em 2009 é de cerca de R$ 2,1 bilhões somente com as LER/Dort, e, segundo a própria Previdência, o setor de serviços é responsável por grande parte desse número.
Os interessados em participar deverão encaminhar nome, entidade, telefone e e-mail para secretariageral@cutdf.org.br ou entrar em contato pelo telefone 3262-9026 (Sindicato) e falar com Fátima. As inscrições devem ser feitas até o dia 24.
PROGRAMAÇÃO
18h30 - Abertura:
• Rejane Pitanga – Presidente da CUT DF
• Conceição de Maria Costa – Secretária de Saúde do Trabalhador/a - CUT DF
• Rodrigo Britto – Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília
19h às 20h30: Exposições:
• Tema 1 - Violência Organizacional do Trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador
Expositora: Dra. Ana Magnólia Mendes – Pós-doutorada em psicodinâmica e clínica do trabalho pelo Conservatoire National dês Arts ET Métiers – Canam, Paris, doutora em psicologia pela Universidade de Brasília.
• Tema 2 - LER/DORT: - O Que Significa? Quais os Sintomas? Como Prevenir?
Expositor: Dr. George Nicolas Kouzak – Clínico Geral, Médico do Trabalho, Médico Especialista pelo Colégio Médico de Acupuntura - CMA
• Tema 3 – LER/DORT: Direitos Trabalhistas e Previdenciários
Expositor: Dr. Luiz Antonio Castagna Maia - Advogado
20h30 – Debate
21h30 - Encerramento
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados