A greve dos vigilantes do DF entra hoje no seu segundo dia com apoio total dos bancários. Ninguém mais do que a própria categoria sabe o que significa o risco de assaltos, sequestros e a falta de segurança que existe em muitos locais de trabalho.
Os grandes responsáveis pelos transtornos provocados pela greve são os próprios bancos, que visam somente o lucro. Contratam empresas de segurança que não oferecem condições de trabalho decentes e economizam de todas as maneiras para não instalar equipamentos de segurança, muitas vezes desrespeitando a própria lei. Isto é um absurdo!
Os bancários há muito tempo são usados como escudos humanos. Os bancos só estão preocupados com a segurança de seu patrimônio e expõem cotidianamente bancários, clientes e usuários. Os banqueiros fazem de tudo para esconder as estatísticas de assaltos e outros crimes relacionados aos bancos. Com isso, se omitem quanto a sua responsabilidade e relutam em instalar mecanismos de segurança tais como as portas giratórias, vidros à prova de bala e outros.
O Sindicato dos Bancários tem acompanhado de perto a greve para exigir dos bancos e gestores o cumprimento da lei, que é clara ao vedar o funcionamento de instituições financeiras sem vigilantes. Caso os bancos insistam em manter agências e dependências funcionando sem segurança adequada, o Sindicato tomará as medidas cabíveis para fazer cumprir a lei exigindo o pagamento de multas e a responsabilização criminal por eventuais problemas decorrentes da falta de segurança.
Queremos que os bancos exijam melhores condições de trabalho nos contratos que fazem com as empresas de segurança e assumam sua responsabilidade em relação à segurança de todos que trabalham dentro dos bancos e instituições financeiras!
Sindicato dos Bancários de Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados