Notícias

2 de Dezembro de 2009 às 17:27

Ato na Câmara Legislativa do DF pede o impeachment de Arruda

Compartilhe

atocontrarruda.JPGCerca de mil pessoas, entre as quais dezenas de bancários, estiveram presentes na tarde de quarta feira (2) num amplo ato político na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que pediu o impeachment do governador José Roberto Arruda, envolvido em um esquema de arrecadação e distribuição de propinas no governo do DF, segundo investigações da Polícia Federal.  

atocontrarruda.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Cerca de mil pessoas estiveram presentes na tarde de quarta feira (2) num amplo ato político na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que pediu o impeachment do governador José Roberto Arruda, envolvido em esquema de arrecadação e distribuição de propinas no governo do DF, investigado pela Polícia Federal. 

Os bancários, ao lado de inúmeras categorias ligadas à CUT, engrossaram a manifestação. Chegaram por volta das 15h em carreata pela W3 que foi iniciada na sede do Sindicato. À frente da carreata havia um caixão com um boneco representando o governador Arruda. Durante a carreata, os sindicalistas penduraram cuecas e meias em seus carros, numa alusão aos vídeos nos quais envolvidos no esquema alocam as propinas nas vestimentas.

No ato estiveram presentes sindicatos de várias categorias, além de estudantes e representantes de partidos políticos. O caixão trazido pelo Sindicato dos Bancários chegou à Câmara Legislativa ao som da marcha fúnebre e de palavras de ordem como “Arruda na Papuda, P.O. no xilindró”, referindo-se ao vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, também envolvido nas denúncias. 

Enquanto os dirigentes sindicais discursavam à multidão diante da Câmara Distrital, explicando os objetivos do movimento e pedindo punição dos envolvidos e ética na política e na administração dos recursos públicos, alguns manifestantes exaltados ocuparam todo o plenário do Legislativo.

O movimento contra a corrupção, que também é conhecido como Fora Arruda, busca unir setores da sociedade civil e dos movimentos sociais pelo afastamento do governador e de seu vice do GDF. “Queremos a rigorosa apuração e a punição de todos os envolvidos no escândalo de arrecadação e pagamento de propina no governo local, que deixou a população de Brasília e do país perplexa e indignada”, afirma Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.

A CUT-DF, juntamente com entidades do movimento estudantil como o DCE-UnB e outros movimentos sociais, vinha articulando o ato político desde uma reunião ocorrida na segunda feira (30). A manifestação contou com o apoio de um trio elétrico, bandas e de uma tenda com aparelho de som.

Rejane Pitanga, presidente da CUT-DF, disse que o ato desta quarta feira foi apenas o primeiro momento nas mobilizações pelo impeachment do governador Arruda. “Nós, da CUT do Distrito Federal, apresentamos hoje um pedido de impeachment de Arruda e do Paulo Otávio. Nós exigimos também a cassação de todos os parlamentares da base de apoio do governador envolvidos no esquema. Essa é apenas a primeira de uma série de ações. É um movimento de luta pela ética, um movimento de cidadania, que está sendo construído pela CUT-DF, pelos sindicatos filiados e por vários setores dos movimentos sociais”.  Além do Sindicato dos Bancários, compareceram em peso representantes dos sindicatos dos professores e dos vigilantes. As manifestações foram acompanhadas pela Polícia Militar do Distrito Federal, que se manteve a distância do ato.

O movimento contra a corrupção já tem programado para o próximo dia 9, às 10h, diante do Palácio do Buriti, um novo ato pela saída de Arruda e Paulo Octávio do governo do DF. 

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa