O Sindicato dos Bancários de Brasília acompanha o caso dos golpes praticados pelo Banco Master, com publicações desde o início da transação envolvendo o governador Ibaneis Rocha e Daniel Vorcaro, que resultou em prejuízo bilionário aos cofres do BRB e do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde então, o Sindicato tem atuado com denúncias públicas e mobilização permanente na defesa do patrimônio do povo de Brasília.
O Banco Central decretou nesta terça-feira, dia 21, a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, controlada pelo Banco Master Múltiplo S/A, que vinha operando sob Regime Especial de Administração Temporária (RAET) no contexto da liquidação extrajudicial do Banco Master S/A, decretada em 18 de novembro de 2025.
Em nota publicada pelo Banco Central, o órgão fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional destacou que “na ocasião da decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master, entendeu-se adequada e aderente ao interesse público a imposição do RAET ao Master Múltiplo S/A, ante a possibilidade de uma solução que preservasse o funcionamento de sua controlada Will Financeira. Tal solução, contudo, não se mostrou viável, verificando-se no dia 19 de janeiro de 2026 o descumprimento pela Will Financeira da grade de pagamentos com o arranjo de pagamentos Mastercard (Mastercard Brasil Soluções de Pagamentos Ltda.) e o consequente bloqueio de sua participação nesse arranjo”.
Em 28 de abril do ano passado, o Sindicato publicou análise do Dieese, assinada por Stéffany Santos, que apresentou estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos apontando os prejuízos acumulados e os problemas regulatórios do Will Bank. A análise destacou fragilidades financeiras abaixo do mínimo regulatório exigido pelo Banco Central, além da fragilidade estrutural da instituição, das perdas acumuladas entre 2021 e 2023 e das irregularidades apontadas no estudo coordenado por Paula Reisdorf, economista do Dieese.
O texto divulgado pelo Banco Central afirma ainda que “tornou-se inevitável a liquidação extrajudicial da Will Financeira, em razão do comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo evidenciado pelo exercício do poder de controle do Banco Master S.A., já sob liquidação extrajudicial”, confirmando as denúncias feitas pelo Sindicato em abril de 2025.
O Sindicato dos Bancários de Brasília seguirá acompanhando as investigações sobre o Banco Master e exigindo a apuração rigorosa e a devida responsabilização dos responsáveis pela dilapidação do patrimônio público.
Por Pedro César Batista
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados