Após a plenária realizada no início da noite desta segunda-feira (17), o Sindicato convoca bancárias e bancários do Distrito Federal a participarem da votação que irá deliberar sobre a proposta econômica apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e sobre o indicativo de paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira, 20 de agosto.
A votação ocorre das 20h às 23h desta segunda-feira (17), de forma exclusivamente virtual, pela plataforma https://bancarios.votabem.com.br/votacoes, onde estão disponíveis as informações necessárias para a deliberação.
O presidente do Sindicato e da Federação Centro-Norte, Rodrigo Britto, reforça a orientação do Comando Nacional dos Bancários pela rejeição da proposta apresentada pela Fenaban. “Uma proposta que para nós é insuficiente”, afirma Rodrigo, ao destacar que os bancos, em vez de apresentarem índices de reajuste, levaram à mesa de negociação um modelo que estabelece três faixas salariais, com reajustes distintos para a categoria.
Segundo o presidente do Sindicato, a proposta representa uma tentativa de dividir os trabalhadores. “Fazendo com que a categoria tenha reajustes distintos, sem ao menos falar o índice”, critica. Para Rodrigo, o modelo “divide a unidade da categoria bancária”.
Além disso, é grave a proposta de congelamento do piso de ingresso. De acordo com Rodrigo, a Fenaban justificou a medida pelo fato de fintechs e cooperativas de crédito praticarem salários inferiores aos dos bancários. “A gente não pode se pautar por baixo. A gente tem que lutar para que esses tenham avanços”, afirmou o presidente.
Rejeitar a proposta e aprovar a paralisação
Diante desse cenário, o Comando Nacional dos Bancários orienta a categoria a rejeitar a proposta econômica da Fenaban e aprovar o indicativo de paralisação de 24 horas no dia 20 de agosto.
“Que todos os bancários e bancárias do Distrito Federal votem não”, convocou Rodrigo Britto, reforçando também a necessidade de aprovação da paralisação.
O calendário de negociações prevê uma nova rodada com a Fenaban nesta terça-feira, 18 de agosto, quando será discutida a proposta apresentada aos trabalhadores. Na quarta-feira, 19 de agosto, estão previstas negociações com os bancos públicos.
“Caso não venha algo concreto, que atenda os anseios da categoria bancária, no dia 20, iremos parar”, afirmou Rodrigo.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados