Em uma decisão que representa uma vitória histórica para os bancários e para a população do Distrito Federal, o Banco Central barrou, nesta quarta-feira (3), a compra do Banco Master pelo BRB. A operação, estimada em R$ 2 bilhões, previa a aquisição de 58% do capital do Master, incluindo 100% das ações preferenciais e 49% das ordinárias, e foi derrubada após meses de questionamentos e intensa pressão do Sindicato.
Desde antes mesmo do anúncio oficial da compra, o Sindicato já denunciava os riscos de uma negociação obscura, que poderia abrir caminho para a captura de um banco público por interesses privados e comprometer a solidez do BRB. Diante disso, agiu em diversas frentes: entre outras coisas, protocolou representações no Banco Central, no Ministério Público e na CVM, exigiu transparência e denunciou indícios de irregularidades graves, como a triangulação de recursos e manobras que poderiam lesar o interesse coletivo.
A diretoria do Sindicato está reunida na manhã desta quinta-feira (4) analisando a decisão do BC, em vigilância permanente na defesa intransigente do BRB como banco público, forte e a serviço da sociedade, e divulgará mais informações ao longo do dia.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas