Trabalhadores ganharam mais uma batalha contra a política intransigente do Banco do Brasil de perseguição e demissões imotivadas. No último dia 21, liminar concedida pela Justiça do Trabalho de Brasília obrigou o BB a reintegrar imediatamente uma bancária demitida sem justa causa.
A decisão foi baseada na determinação do Supremo Tribunal Federal deste ano, que assegura que as empresas públicas e sociedades de economia mista não podem demitir seus funcionários sem justa causa.
A decisão da 9ª Vara do Trabalho de Brasília em favor da bancária afirma que "a evolução da jurisprudência culminou na adoção da tese de necessidade de motivação do ato demissório praticado por empresa pública ou sociedade de economia mista".
“O Sindicato dos Bancários de Brasília orientou a bancária na ação para reverter a decisão autoritária do BB, que a demitiu sem motivo. Assim, parabenizamos a trabalhadora pela força e coragem com que lidou contra essa violência. São exemplos de luta como esse que nos motivam a continuar defendendo os interesses dos bancários. Vamos seguir na luta contra essa política de desrespeito praticado na instituição", ressalta o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon.
Luta contra as demissões continua
Bancários e Sindicato continuam na luta contra as demissões imotivadas no BB. O Ministério Público do Trabalho (MPT) está atuando contra essa prática ilegal após denúncia feita pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. Desde o início das investigações do MPT, não aconteceu no BB mais nenhuma demissão sem justo motivo.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados