
A diretora do Sindicato Mirian Fochi (ao microfone), ladeada pela diretora de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, Izabela Campos, no evento sobre o Dia da Mulher, no Sindicato
Atendendo a reivindicação do movimento sindical, o Conselho de Administração do Banco do Brasil, em reunião na última terça-feira 24, decidiu ampliar a licença-maternidade de quatro para seis meses. Pelos termos da lei sancionada pelo presidente Lula no ano passado, o banco tinha prazo até 2010 para conceder a ampliação.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira 27, durante rodada de negociação entre a Contraf/CUT e o BB.
A decisão do BB tem efeito retroativo a 25 de novembro de 2008, contemplando as mulheres que usufruíram do benefício a partir desse período. As bancárias interessadas deverão fazer a solicitação do benefício, uma vez que ele não é concedido automaticamente.
A ampliação do período de licença-maternidade é uma das principais reivindicações do movimento sindical. A mobilização dos representantes dos trabalhadores pela concessão do novo prazo pelas instituições financeiras foi intensa no mês de março, por conta das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Em Brasília, durante evento para lembrar a data, realizado pelo Sindicato no Teatro dos Bancários e que reuniu representantes do BB e da Caixa, a diretora do Sindicato Mirian Fochi foi enfática ao reforçar junto às duas instituições a necessidade de se implementar imediatamente a lei e atender à demanda da categoria, sugerindo inclusive a formalização de um aditivo sobre o tema à Convenção Coletiva de Trabalho.
“O próximo passo agora é trabalhar pela ampliação da licença-paternidade e pela estabilidade no emprego de um ano para os pais, a partir da confirmação da gravidez da mulher”, adiantou Mirian Fochi, secretária para Assuntos Parlamentares do Sindicato.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados