Banco do Brasil

8 de Abril de 2009 às 13:50

Violência organizacional no BB: Super-DF copia modelo arcaico de “incentivo” e expõe funcionários

Compartilhe

Uma cópia piorada da política do “funcionário do mês”, praticada em redes de lanchonete e supermercados, está em curso na Superintendência de Varejo do Banco do Brasil (Super-DF) para “premiar” os funcionários das agências. Um ranking com o nome e os pontos dos funcionários que atingiram as metas da etapa ouro nas agências foi divulgado para os gerentes de módulo trazendo o que de mais ultrapassado existe em modelo de gestão de pessoas e incentivo à produção: a exposição pública dos funcionários da instituição.

“Hoje, as empresas de ponta no mundo praticam gestão de incentivo à produção voltada para a atuação em equipe, para a cooperação. Esse tipo de violência organizacional praticada pelo BB é uma afronta ao funcionalismo das agências”, denuncia o diretor do Sindicato Rafael Zanon. Ele justifica: “o bancário do BB mata um leão a cada dia, sente na pele a falta de funcionários que a direção da empresa se recusa a resolver por ‘birra’, sofre por reformas no ambiente físico, com agências superlotadas e ainda tem que aturar metas que não levam em consideração nenhum desses aspectos. O efeito é o desestímulo generalizado”.

O Sindicato orienta a todos os funcionários que receberam essas mensagens que as arquivem e as enviem para a entidade para posterior processo de assédio moral contra a empresa. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail coletivobb@bancariosdf.com.br  e pelo fax 3346-8822. O sigilo da fonte será garantido.

Normas da Dimac para mensagens
pessoais continuam sendo desrespeitadas

 
Num total descumprimento dos normativos internos, funcionários de agências continuam recebendo mensagens pessoais com "dicas" técnico-negociais, desrespeitando o caráter pessoal que essa caixa de mensagens tem que assumir.

“Parece que existem várias empresas dentro de uma. As normas e concepções ditadas pelas diretorias competentes para determinados assuntos são totalmente desrespeitadas por outras. O novo presidente da empresa deve assumir com a incumbência de cumprir seu papel de gestor do maior banco da América Latina”, cobra Eduardo Araújo, diretor do Sindicato.

Os funcionários que estão recebendo essas mensagens devem fazer denúncia à ouvidoria interna (ouvidoriainterna@bb.com.br ou tel: 3310-4722) para apuração administrativa dos responsáveis pelo descumprimento dos normativos. Se julgar necessário, solicite sigilo de fonte no repasse da denúncia.

O Sindicato lembra que o descumprimento dos normativos internos do BB é falta grave passível de punição administrativa.

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa