Dando continuidade à campanha em defesa do BRB público, o Sindicato esteve na Câmara Legislativa do DF, no último dia 6, ocasião em que se reuniu com os deputados distritais Paulo Roriz (DEM), Paulo Tadeu (PT), Rôney Nemer (PMDB) e Berinaldo Pontes (PP), todos integrantes da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof), encarregada de sabatinar a indicação do governador à presidência do BRB. Ficou acertado que o Sindicato terá um espaço na reunião da comissão para expor a situação do banco, bem como a discussão de sua possível venda.
Audiência com senador
No dia 3 de março, em audiência agendada pela deputada distrital Erika Kokay (PT), os diretores do Sindicato Antonio Eustáquio, André Nepomuceno e Kleytton Morais conversaram com o senador Adelmir Santana (DEM), também presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio).
O Sindicato expôs a situação do BRB e informou o senador sobre a possível venda do banco. O senador, mesmo dizendo não ter posição formada sobre o assunto, afirmou que os diretores da Fecomércio, em sua maioria, são contrários à venda da instituição ou à sua incorporação pelo Banco do Brasil. Adelmir Santana disse ainda que é sensível a reivindicação dos funcionários do BRB e também à necessidade de um banco que seja agente de desenvolvimento do DF.
Reunião com deputado
Em audiência com o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB), ex-coordenador da Bancada federal do DF, na segunda 10, o Sindicato também conversou sobre a situação do BRB e a discussão de sua possível venda. 
Rollemberg declarou veementemente a defesa do BRB público e assumiu compromisso de fazer pronunciamento público em defesa do banco e enviar ofício ao deputado federal Geraldo Magela (PT), atual coordenador da Bancada federal do DF, solicitando que convoque reunião e abra espaço para o Sindicato expor o assunto. Magela, aliás, já foi contactado pelo Sindicato, porém, em razão de outros compromissos, ainda não recebeu a entidade, mas se comprometeu a agendar reunião o mais breve possível.
O Sindicato está procurando todos os parlamentares distritais e federais do DF para fazer essa discussão, além de representantes da sociedade civil, tendo inclusive já marcado audiência com a Federação das Indústrias do DF (Fibra) na próxima segunda-feira 17.
Ato na Feira do Guará
Ainda dentro da campanha, foi realizado, no sábado 8, o primeiro ato público em de-fesa do BRB, na Feira do Guará. O Sindicato distribuiu nota à população informando sobre a discussão de venda do banco e colheu assinaturas para abaixo-assinado que será entregue ao governador José Roberto Arruda (DEM).
![]() | ![]() | ![]() |
Audiência com presidente do BRB
O Sindicato vê com tristeza o adiamento, por três vezes consecutivas, embora justificado, de audiência com o presidente interino do BRB, Francisco Flávio. Tal posição destoa de posição expressa publicamente pelo presidente de que estaria aberto ao diálogo.
Entendemos que o presidente deve se comunicar com os funcionários do banco tanto sobre a questão do futuro do BRB como em situações do dia-a-dia, cujo destaque do momento é o pagamento do PPR (Programa de Participação nos Resultados), que excluirá de premiação integral 26 agências, afirma Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
A falta de diálogo com os representantes sindicais, além de privar os funcionários de uma informação oficial sobre os passos referentes ao destino do BRB impede discussão de problemas do dia-a-dia dos bancários da instituição, completa André Nepomuceno, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
O Sindicato reitera a necessidade, urgente, de realização da audiência com o presidente interino.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados