Notícias

8 de Julho de 2015 às 16:19

TV Comunitária: Reforma política é tema do programa de hoje

Compartilhe

A reforma política retornou à pauta de discussão no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (7), em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema. A proposição inclui na Constituição o financiamento empresarial das campanhas eleitorais. 

Os parlamentares decidiram deixar para a próxima semana a análise de sugestões de mudança na proposta, que tratam justamente de algumas das questões mais polêmicas da reforma.

No Supremo Tribunal Federal (STF), há uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alegando que as doações privadas são inconstitucionais. Mas o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo, paralisando o julgamento.

Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Pela importância do assunto, vários setores da sociedade se uniram e criaram a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, o qual apresentou o projeto de iniciativa popular com várias propostas para a reforma. Entre os principais pontos defendidos estão o fim do financiamento de campanha por empresas, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Para falar sobre o tema, o representante do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), Carlos Moura, irá participar do programa TV Bancários, que será transmitido, ao vivo, pela TV Comunitária de Brasília, nesta sexta-feira (10), às 15h30.

O TV Bancários também será exibido pelo portal e pelas redes sociais do Sindicato. A programação da TV Comunitária está disponível no canal 12 da Net ou pelo endereço http://www.tvcomunitariadf.com/#!tv-ao-vivo/c1j8k.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa