![]() | Representando 108 sindicatos, a Contraf e a Caixa assinaram, nesta quinta-feira 26, |

Representando 108 sindicatos dos bancários filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Caixa Econômica assinaram, nesta quinta-feira 26, o Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho. O documento contempla as cláusulas complementares negociadas especificamente com a Caixa, já que o banco assinou pela primeira vez na semana passada a Convenção Coletiva da categoria.
Apesar de o acordo ainda não ser o ideal, conseguimos uma PLR maior que a da Fenaban e acertamos importantes correções no Plano de Cargos Comissionados (PCC), com antigas reivindicações atendidas", afirma o secretário-geral do Sindicato, Enilson da Silva, que participou da assinatura do acordo.
No próximo dia 8 de novembro, será retomado o processo de negociações permanentes. Devem ser apresentados reivindicações como a isonomia entre os afastados e os bancários da ativa e os critérios para implementação da unificação da Carreira Profissional dos PCSs 89 e 98.
Veja as principais conquistas dos empregados no acordo específico
- Plano de Cargos e Comissionados;
- Um delta a mais para todos;
- Compromisso do banco em negociar a unificação da Carreira Profissional dos PCSs 89 e 98, com 36 níveis;
- Cinco faixas salariais para todos os cargos em comissão de natureza técnica e de assessoramento, com interstício de 2%;
- Promoção de 30% dos 24.005 empregados envolvidos em janeiro de 2007;
- Criação do cargo em comissão de Caixa RET/PV;
- Extinção do cargo de Gerente Júnior, com enquadramento nos cargos em comissão de Gerente de Relacionamento ou de Atendimento;
- Criação do cargo em comissão de Avaliador de Penhor Sênior;
- Ampliação do número de bolsas de incentivo à graduação;
- Conversão, de até 30 dias em espécie, de Licença-Prêmio e APIP
Com informações da Contraf
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados