Em mais uma negociação com o BRB sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS), ocorrida nesta quinta-feira (6), o Sindicato tomou conhecimento do relatório preliminar da Quântica, empresa contratada para elaborar a proposta do novo PCCR para os funcionários do banco. O relatório preliminar, que trata da questão da 7ª e 8ª horas e da carreira específica dos advogados, foi apresentado pelo gerente-executivo do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Célio do Prado.
Sobre a carreira de advogados, o banco mostrou a proposta apresentada pela empresa Quântica. Diante do exposto, o Sindicato solicitou uma negociação com o diretor da área de pessoal, Tércio Marcus, para tratar especificamente do assunto.
Em relação à 7ª e 8ª horas, de acordo com o relatório, as funções de assistente de negócios, assistente administrativo, auxiliar administrativo e, em alguns casos, supervisor de processo, devem ser de 6 horas.
O banco já tem uma decisão sobre o tratamento a ser dado aos assistentes de negócios. Estes, terão sua função alterada para status gerencial, mantendo as 8 horas, com consequente valorização da função e do salário.
Quanto às demais funções, cujo enquadramento nas 6 horas é necessário, o BRB ainda não tem uma posição sobre o caminho a ser adotado.
“A conclusão da empresa ratifica a certeza que o Sindicato sempre teve da necessidade de enquadramento destas funções”, diz a diretora do Sindicato Cida Sousa.
“O tratamento a ser dado aos Asnegs (assistentes de negócios) vai ao encontro do que o segmento defende e que o Sindicato entende ser o melhor. Por isso mesmo, é necessário uma discussão sobre a estruturação desta nova carreira”, afirma o diretor do Sindicato Cristiano Severo.
“Sobre os demais cargos a serem adequados, o Sindicato aguarda o posicionamento do banco, mas desde já adianta que será intransigente na defesa da remuneração, não aceitando em hipótese alguma redução salarial”, acrescenta o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados