Dest já autorizou a contratação de mais empregados
Desde 2013, o aumento da dotação de empregados da Caixa para 111.922 empregados foi aprovado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
“Nas negociações com os sindicatos, incluindo o de Brasília, a Caixa afirma que não tem condições financeiras de contratar mais empregados. No entanto, constatamos que a informação é infundada, pois o próprio Dest já autorizou as novas contratações. Em vez de a Caixa contratar os aprovados, fez novo concurso com uma despesa muito maior. A Caixa gastou R$ 28 milhões no concurso realizado em 2012. Já no certame de 2014 foram investidos mais de R$ 40 milhões”, critica o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa.
Enquanto as convocações ocorrem a conta- gotas, os empregados vivem um verdadeiro mar de estresse e adoecimento com as agências lotadas e o serviço sendo acumulado devido ao número insuficiente de trabalhadores.
O Sindicato recebeu várias denúncias de trabalhadores que fazem horas extras em excesso; adoecimento generalizado ocasionado pela sobrecarga de trabalho; gerentes, que não batem ponto, trabalham mais de oito horas diárias; entre outras irregularidades.
Outro dado alarmante apurado durante as visitas do Sindicato nos locais de trabalho é que as agências com grande demanda de atendimento funcionam com a dotação de 12 a 20 empregados a menos que o mínimo necessário.
“Continuaremos pressionando a Caixa para que as contratações ocorram com a agilidade necessária. Os empregados não podem mais ficar submetidos a situações de estresse e sobrecarga constante no trabalho”, ressalta Wandeir.
Repercussão
Além do apoio dos empregados do Matriz II e da população, o ato organizado pelo Sindicato e pelos aprovados no concurso de 2012 foi destaque na imprensa local. Os sites Correioweb e Educação Avançada destacaram a manifestação realizada nesta terça em Brasília.
Leia mais :
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados