Banco BRB

19 de Janeiro de 2026 às 14:39

Sindicato solicita reunião com o BRB para discutir saúde financeira e plano de saúde; trabalhadores alertam para rumos do banco

Compartilhe

O Sindicato dos Bancários de Brasília encaminhou ofício à Presidência do BRB solicitando reunião para tratar da saúde financeira do banco e do Plano de Saúde BRB, temas considerados estratégicos e sensíveis para os trabalhadores. O pedido aguarda retorno da direção da instituição.

No documento, o Sindicato destaca a necessidade de diálogo direto sobre a situação financeira do banco e sobre o plano de saúde, que impacta diretamente a qualidade de vida de empregados e empregadas. A reunião foi agendada para o dia 26 de janeiro, às 15h30.

Contexto preocupa trabalhadores

Embora o ofício trate especificamente da saúde financeira do banco e do Plano de Saúde BRB, o pedido de reunião ocorre em um contexto de crescente apreensão entre os trabalhadores quanto aos rumos da instituição. Nos últimos meses, decisões estratégicas e movimentações políticas envolvendo a gestão do banco têm gerado questionamentos sobre a preservação de seu caráter público.

Entre as preocupações está a indicação de Edson Garcia, pelo Governo do Distrito Federal, nome com perfil privatista para espaço estratégico de decisão, como o Conselho de Administração (Consad). Para os bancários, esse tipo de sinalização acende um alerta, sobretudo diante do histórico recente de privatização no DF, como a da CEB – Companhia Energética de Brasília, conduzida por Edson, que trouxe impactos negativos para a população do Distrito Federal.

Defesa do BRB público e dos direitos dos bancários

O Sindicato reafirma que a saúde financeira do BRB deve estar a serviço do fortalecimento do banco como instituição pública, comprometida com o desenvolvimento do Distrito Federal e com a valorização de seus empregados. Da mesma forma, o Plano de Saúde BRB é considerado uma conquista histórica da categoria, que precisa ser preservada e fortalecida.

A entidade sindical seguirá cobrando diálogo permanente, acesso às informações e compromisso da direção do banco e do GDF com a manutenção do BRB público, sem qualquer risco de privatização direta ou indireta. O Sindicato reforça que continuará atento e mobilizado para defender o patrimônio do povo, os empregos, o plano de saúde e os direitos da categoria.

Victor Queiroz
Com colaboração para o Sindicato

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa