O Sindicato se encontra nesta segunda feira (8), às 15 horas, com o presidente interino do BRB, Eloir Cogliatti, ocasião em que discutirá assuntos de interesse dos funcionários. Estará em pauta a reivindicação do abono de R$ 2.000 feita pelo Sindicato ainda durante a campanha salarial de 2009, como forma de compensação pelo resultado excepcional alcançado pelo banco e também em função da mudança de modelo de PLR ocorrida no segundo semestre de 2009.
O Sindicato entende que é positiva a concessão de abono no valor de R$1.250 pelo banco. Porém, insiste ´que há margem para mais negociação para chegar no valor originalmente reivindicado.
Além do abono, o Sindicato cobrará uma posição sobre o andamento de discussão sobre a reestruturação da saúde, a cargo de uma comissão hoje composta por membros indicados pelo banco e pela BRB Saúde. Insistirá na cobrança de participação neste grupo, uma vez que se trata de debate que envolve diretamente todos os funcionários, ativos e aposentados. Esta discussão pode resultar em alteração nas contribuições dos participantes do BRB Saúde, afetando a vida de todos, razão pela qual o Sindicato considera necessária a participação nesta comissão.
Outro assunto que também será objeto da reunião é o desfecho sobre a situação do BRB Clube, que, após a reestruturação das empresas BRB Cartão e Seguros BRB, ficou com 30,3% de participação nestas empresas. Como a maior parte dos recursos do BRB Clube é repassada para ajudar no custeio do BRB Saúde, é de extrema importância qualquer definição sobre este assunto.
O Sindicato voltará a cobrar a necessária alteração estatutária da Regius, que possibilite a participação efetiva dos participantes na gestão do fundo de pensão.
Encontro com governador em exercício
O Sindicato solicitou também audiência com o governador em exercício Wilson Lima, para tratar de assuntos relacionados ao BRB e aguarda o agendamento da reunião.
Diretor citado na Caixa de Pandora
Nesta semana, com as alterações ocorridas na direção do BRB, com a saída do presidente Ricardo Vieira, do diretor Flávio Couri e de outros membros de empresas coligadas, o Sindicato esperava que o diretor Francisco Soares também fosse afastado da direção do banco para apuração dos fatos, em função de pesar contra ele a acusação de ter participado da tentativa de suborno ao jornalista Edson “Sombra”.
Infelizmente isto não aconteceu. A omissão diante de fato tão grave causa estranheza, pois a direção do banco sempre se mostrou ciosa da necessidade de idoneidade, pautando-se pela cobrança de correção a todos os funcionários.
O Sindicato exige que seja dado tratamento idêntico a qualquer diretor que tenha tido conduta reprovável e espera que o mesmo seja removido da direção do banco, em nome da lisura, em respeito aos funcionários e para que não paire dúvida sobre o comportamento do corpo diretivo.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados