No último dia 14, o Sindicato se reuniu pela primeira vez com o novo diretor de Administração do BRB, Sérgio Augusto. Os diretores do Sindicato André Nepomuceno, Antonio Eustáquio, Kleytton Morais e Maria Aparecida trataram com ele dos seguintes assuntos:
Campanha Nacional 2008
Os representantes do Sindicato informaram que a entidade entrega nesta semana a pauta de reivindicações específicas do BRB. A minuta geral foi entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, no último dia 13 de agosto.
Durante o encontro, o Sindicato cobrou que a direção do BRB se comprometa a seguir o que deverá ser acordado na mesa com a Fenaban e se atenha às questões específicas. Em resposta, Sérgio Augusto disse não ver dificuldades em o banco seguir o que for acertado na negociação nacional.
PCS
Os dirigentes sindicais cobraram a instalação de comissão paritária (com representantes do BRB e do Sindicato) para revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS). O diretor de Administração, por sua vez, afirmou ser este o caminho razoável para discutir mudanças estruturais no plano.
Auxílio-educação
O Sindicato cobrou ainda a ins-talação de comissão paritária com o objetivo de criação de um programa mais amplo de qualificação, com cobertura maior e mais opções de cursos. Sérgio Augusto conside-rou importante o investimento na qualificação e disse ser favorável a implantação da referida comissão.
Na reunião com o diretor do BRB, o Sindicato discutiu também alterações previstas na estrutura do banco, tais como criação de departamentos e fusão de superintendências, entre outras. E cobrou mais uma vez a criação da função negocial intermediária para as agências, especialmente para atender ao projeto de segmentação das unidades.
Ao final da reunião, o Sindicato continuou o diálogo com a gerente-executiva do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Margareth Portela, que também participou da audiência com o diretor de Admi-nistração do banco.
Margareth informou que o Degep já finalizou estudo prevendo a criação da função negocial intermediária e que o resumo já se encontra com a diretoria do BRB. Os diretores do Sindicato exigiram ainda que tal medida seja agregada à proposta de mudança de estrutura já enviada ao CPRH (órgão do GDF responsável pela política de recursos humanos).
A gerente-executiva respondeu que, havendo aprovação por parte da diretoria do BRB, a medida (enviar a proposta ao CPRH) será adotada.
Foi um encontro positivo. Porém, o Sindicato espera que a nova diretoria do banco, agora completa, parta para a ação, visando, além de uma administração que propicie resultados, também uma gestão que tenha boa relação com o funciona-lismo, especialmente no atendimento de suas reivindicações, que são legítimas, destaca André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato e funcionário do BRB.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados