Contrariando as necessidades da população e as reivindicações dos trabalhadores e dos aprovados no último concurso, a Caixa continua com a política de redução do seu quadro funcional. A última baixa vem por meio de um novo plano de demissão voluntária (PDV), anunciado nesta quarta-feira (4), que deve atingir cerca de 10 mil empregados. Em 2014, o quadro funcional chegava a 101 mil. Hoje, não passa dos 97 mil.
Feito pela mídia, o anúncio mostra a total falta de comunicação e de transparência com os bancários, uma marca da atual direção da Caixa. Um total desrespeito com os representantes da categoria, entre eles o Sindicato que tem insistido em conversar com o presidente do banco, Gilberto Occhi, para tratar do assunto desde os primeiros boatos sobre o PDV na imprensa.
O Sindicato também realizou diversas paralisações, abaixo-assinado e ações nas redes sociais na tentativa de sensibilizar a direção do banco a sentar para conversar. Mas a empresa segue ignorando as relações institucionais com as entidades representativas dos trabalhadores.
“A atitude da Caixa é lastimável. A redução no número de contrações acaba por prejudicar os empregados com a sobrecarrega de trabalho e os usuários, que sofrem com as constantes filas e piora nos serviço. Sem falar que a falta de comunicação oficial só serve para alimentar o clima de insegurança, que também leva ao adoecimento do bancário”, afirma o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Antonio Abdan.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados