
A luta de resistência contra a privatização dos bancos públicos durante o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Esse foi o principal assunto abordado pelo Sindicato em reunião com os bancários da agência 5 de Julho do Banco do Brasil, nesta quinta-feira (7).
“Graças à forte mobilização e unidade da categoria, conseguimos evitar a privatização, mas precisamos agora avançar no combate à terceirização dentro do setor e lutar para que a empresa cumpra de fato seu papel enquanto banco público”, afirma Wadson Boaventura, diretor do Sindicato.
Na década de 90, sob FHC, os bancários do BB enfrentaram uma série de ataques aos seus direitos, numa flagrante tentativa do governo de desmonte com vistas à privatização, como quando da implantação do Plano de Demissão Voluntária (PDV), por exemplo.
Durante a reunião, foram debatidos ainda temas específicos, como a redução da jornada legal de 6 horas sem redução de salários, e outros discutidos no Congresso Distrital e que foram encaminhados para o 22º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados