Banco BRB

9 de Março de 2010 às 05:04

Sindicato reafirma reivindicações ao novo presidente do BRB

Compartilhe

visitabrb.JPG

















Os diretores do Sindicato, André Nepomuceno, Antônio Eustáquio e Cida Sousa, estiveram reunidos nesta segunda (8), com o novo presidente do BRB, em exercício, Eloir Cogliatti, acompanhado dos diretores do banco, Dario Oswaldo ( Relacionamento e Negócios), Sérgio Augusto (Administração) e Paulo Roberto (Controladoria).

Ressaltando o desafio de comandar o BRB neste momento político, bem como o fato positivo do lucro e da rentabilidade recordes do Banco de Brasília, devido ao trabalho e compromisso de todas as funcionárias e funcionários, o Sindicato reiterou a importância da continuidade de uma postura de negociação e diálogo permanentes.

Para o momento, os pontos tratados foram os seguintes:

Abono -  Diante do resultado do 2° semestre de 2009 e da perspectiva de seu crescimento em 2010, o Sindicato reiterou o pleito de R$ 2.000, reconhecendo o avanço dos R$ 1.250 já apresentados pelo banco como abono, como cumprimento parcial de uma pendência da Campanha Salarial 2009.
A nova direção do banco afirmou ter chegado ao limite para este momento, apontando que o ato da diretoria relativo ao abono teria sido tomado sob a presidência de Ricardo Vieira.

Governança da Regius, BRB Saúde e BRB Clube -  O Sindicato reiterou sua reivindicação de participação direta, junto com a AFABrB (associação dos funcionários aposentados), no Grupo de Trabalho designado pelo banco  para estudo de mudanças no custeio do plano de saúde.  Como se sabe, o BRB Clube — pertencente a todos os funcionários ativos e aposentados, que detém 30% das cotas societárias da Cartão BRB, da qual é subsidiária integral a BRB Seguros — financia em 40%  o plano de saúde.

“Nada mais natural que os funcionários, que contribuem na mesma proporção do banco para o custeio, tenham acesso, via eleição, a compartilhar efetivamente a gestão do Clube (indicada quase completamente pelo Banco), das vagas nos conselhos da Cartão e na Corretora (hoje preenchidas por indicação do Banco), da BRB Saúde e da Regius”, afirma Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato.

Apesar da demora que se arrasta há meses quanto ao resultado do Grupo de Trabalho da BRB Saúde, o Banco disse ter intenção de acelerar o processo que venha a equacionar a questão. O Sindicato cobrou medidas efetivas para avançar no assunto, que, de modo transparente, deve colocar esse patrimônio (o do Clube) a serviço de interesses comuns do conjunto de funcionários, como também a Saúde e a Regius com paridade (representação patronal e dos trabalhadores) na gestão executiva, sem prejuízo da parte de responsabilidade do Banco, face a importância da saúde e previdência complementar como política de benefício para o corpo funcional.

Diretor de Mercado - O Sindicato reafirmou que, ainda mais diante da gravidade da crise política, conforme já ocorrido em vários níveis do GDF, o diretor de Mercado Francisco Soares deve ser afastado para a devida apuração e esclarecimento ao público pela diretoria de seu suposto envolvimento no uso do banco para a tentativa do governador afastado, Arruda, de impedir as investigações da Caixa de Pandora.

O referido diretor, que, é sabido, tem escasso escore técnico para as funções de tal cargo, ao que parece, foi indicação pessoal de Arruda.

“O Sindicato entende que uma medida clara e preventiva só tende a reforçar a seriedade e a conduta profissional de instituição financeira afirmada pelo presidente Eloir Cogliatti em recente entrevista, não implicando, a exemplo de casos anteriores, condutas pessoais indevidas serem confundidas com a instituição BRB. Não podem pairar dúvidas no ar, dada a gravidade do momento”, declara André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.

O Sindicato aguarda audiência com o governador Wilson Lima ( PR-DF), ocasião em que discutirá esses e outros assuntos de interesse dos funcionários.

PLR 2010 -  Face a expectativa de lucro recorrente crescente neste ano, o Sindicato espera muito aperfeiçoamento na PLR, nos volumes e na forma de distribuição.

“Externamos s disposição do sindicato para negociar uma maneira mais racional de modelo de PLR, que assegure mais clareza para o conjunto dos funcionários de quanto e como será distribuído”, explicou Cida Sousa, diretora do Sindicato.

A nova reunião do Sindicato com a comissão de negociação do banco sobre esses e outros temas ocorre na próxima quinta, 11.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa