Banco BRB

17 de Julho de 2025 às 07:14

Sindicato protocola denúncia à CVM sobre possíveis irregularidades na aquisição de ações do BRB por fundos ligados ao Banco Master

Compartilhe

O Sindicato protocolou nesta quarta-feira (16) denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para apuração de possíveis violações às regras do mercado de capitais na aquisição de ações do BRB por fundos administrados pela Master Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, vinculada ao Banco Master.

De acordo com a denúncia, quatro fundos de investimento (Deneb, Celeno, Borneo e Verbier), sob gestão da Master Corretora, adquiriram de forma pulverizada e coordenada aproximadamente 16% do capital do BRB ao longo de 2024, sem comunicar a participação relevante ao mercado, como exige a Resolução CVM nº 44/2021. A omissão viola os princípios de transparência e equidade no mercado acionário e compromete a integridade do ambiente regulado.

A denúncia destaca que, no mesmo período das aquisições, estavam em curso negociações sigilosas entre o BRB e o Banco Master, que resultaram, em março deste ano, na assinatura de um contrato para a formação de um novo conglomerado financeiro. O documento sugere que os fundos, diretamente ligados ao Banco Master, parte interessada no acordo, poderiam ter usado informações não públicas para obter vantagem econômica indevida.

Caso confirmadas, as práticas representariam ameaça à confiança dos investidores, à integridade do mercado de capitais e ao controle público sobre o BRB, banco sob gestão do Governo do Distrito Federal.

O Sindicato solicita à CVM a abertura de um processo administrativo sancionador e a aplicação das penalidades previstas em lei, incluindo multas e outras medidas contra os responsáveis.

A ação visa preservar a governança ética e a transparência no setor financeiro, especialmente em instituições públicas como o BRB. o Sindicato seguirá acompanhando os desdobramentos e atuando em defesa do interesse público, da legalidade e da estabilidade do sistema financeiro.

O Sindicato é representado na denúncia pela Advocacia Garcez.

Da Redação

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa