

Em mais uma parceria com o Dieese, o Sindicato promoveu o curso de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), destinado a dirigentes sindicais e funcionários da entidade, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em sua sede.
O curso foi ministrado pelo economista do Dieese, subseção do Seeb-SP, Gustavo Machado, pela técnica do Departamento Vivian Rodrigues, da subseção da Contraf-SP, pelo supervisor técnico do órgão em Brasília, Max Leno, e pelo economista da subseção do Sindicato dos Bancários de Brasília, Pedro Tupinambá.
“Ciente de que é fundamental conhecer para termos condições de enfrentar, e que a formação é o caminho, o Sindicato realizou mais este curso, em que os técnicos do Dieese nos forneceram subsídios para que tenhamos cada vez mais embasamento, essencial para respondermos os questionamentos e dúvidas dos bancários em relação a todos os seus benefícios conquistados”, esclarece Teresa Cristina, secretaria de Formação do Sindicato.
A dirigente sindical lembra que a PLR é uma conquista de 2003 dos bancários e é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Antes, havia a PRX, atrelada a metas, que deixava a maioria dos trabalhadores sem receber nada. Não podemos esquecer esses avanços”, ressalta.
Temas
Durante o curso foram abordados os temas: Conceitos de remuneração, Contexto histórico da remuneração, Histórico da PLR no Brasil, Reestruturação produtiva nos anos 90, Transformações no setor financeiro e a Lei de PLR, Riscos e oportunidades da PLR para os trabalhadores e sindicatos, PLR na minuta dos bancários e A PLR dos bancários na Convenção Coletiva de Trabalho (privados, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outras cláusulas na CCT (cobrança de metas, assédio moral, ranking individual), Programas Próprios de PLR nas instituições financeiras, Nova Tabela do Imposto de Renda na PLR: forma de cálculo, Introdução à análise das demonstrações financeiras dos bancos, Desempenho dos bancos no 1º semestre de 2017 e PLR na reforma trabalhista.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados