
Nesta segunda-feira (17), em função da entrega da pauta de reivindicações específicas ao Banco do Brasil, os funcionários realizaram um ato convocado pelo Sindicato, no qual receberam informações sobre a Campanha Nacional e sobre os principais pontos da minuta.
Para a diretora do Sindicato Mirian Fochi, "mais do que nunca é importante que os bancários discutam e conheçam a pauta de reivindicações para que a luta ganhe força". Ela também conclamou todos os trabalhadores para comparecer às assembléias e cumprir os compromissos, independentemente da posição tomada. "Cada um que votar pela greve em assembléia, deve arcar com seus compromissos", acrescentou.
O ato contou também com a distribuição de adesivos, discursos dos líderes sindicais e com a animação de artistas independentes, que tentaram chamar a atenção dos bancários para a importância do tema discutido.
O presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, explicou que “a negociação será dura, mas será feito o possível para achar o consenso na mesa de debate”. Porém, ele foi enfático ao afirmar que “se for necessário, os trabalhadores usarão seu maior instrumento de luta: a greve”.
Minuta específica do BB é entregue
Os empregados do Banco do Brasil também entregaram sua pauta de reivindicações específicas na tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, no Edifício Sede I. Os bancários estão indignados com a jornada estressante de trabalho e a desvalorização por parte do BB, por isso lutam por: Plano de Cargos e Salários (PCS), Plano de Cargos Comissionados (PCC), jornada legal de 6 horas diárias, fim da lateralidade, isonomia, combate ao assédio moral, entre outras questões. “O caminho ainda é longo e contamos com os bancários para fortalecer a luta por nossas exigências e melhores condições de trabalho”, afirma Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.

A primeira negociação da pauta específica está marcada para o próximo dia 24. Confira os principais tópicos da minuta de reivindicações:
• Plano de Cargos e Salários (PCS)
• Salário do substituto
• Abono assiduidade: 5 abonos por ano civil
• Jornada de 6 horas para todos
• Implantação do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCS)
• Fim da Lateralidade
• Anualização da licença-prêmio
• Parcelamento das férias para funcionários a partir de 50 anos
• Processo de negociação permanente
Mais funcionários é umas das ações demandadas pelos bancários. Por conta disso, o Sindicato segue cobrando que o banco continue a empossar os aprovados no concurso de 2006 e posteriormente no concurso realizado em 2008.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados