Banco BRB

12 de Abril de 2007 às 09:31

Sindicato pede ao BC que investigue nomeações suspeitas no BRB

Compartilhe

A diretoria do Sindicato entregou nesta quarta-feira 11 de abril ofício ao diretor do Deorf do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, em que
pede a suspensão da homologação das nomeações de Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco de Barros Neto para a diretoria executiva do BRB. Participaram da entrega do documento os diretores do Sindicato André Nepomuceno e Eustáquio Ribeiro, acompanhados da deputada distrital Erika Kokay (PT).



A diretoria do Sindicato entregou nesta quarta-feira 11 de abril ofício ao diretor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, em que pede a suspensão da homologação das nomeações de Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto para a diretoria executiva do BRB. Participaram da entrega do documento os diretores do Sindicato André Nepomuceno e Eustáquio Ribeiro, acompanhados da deputada distrital Erika Kokay (PT).

Ambos são suspeitos de irregularidades cometidas quando foram dirigentes da Caixa Econômica Federal e da Nossa Caixa de São Paulo. O Sindicato solicita ao Deorf que as homologações sejam suspensas até que as denúncias sejam rigorosamente apuradas. “O que nos preocupa são as inúmeras denúncias que pesam contra os dois executivos por sua conduta durante o exercício dos altos postos administrativos na Caixa Econômica Federal e na Nossa Caixa de São Paulo, fartamente divulgadas pela imprensa nacional e de Brasília”, diz o ofício (veja aqui a íntegra do fac-símile).

“As denúncias voltaram à tona esta semana”, continua o documento, “com a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de obrigar a Assembléia Legislativa (...) a instalar Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o eventual uso político do banco estadual Nossa Caixa durante a presidência” de Valdery Albuquerque, período em que Luiz Francisco Monteiro ocupara cargo de diretor.

O ofício enviado pelo Sindicato endossa representação entregue pela deputada Erika Kokay ao DEORF também durante a audiência, requerendo o indeferimento dos processos de homologação. Com base em um conjunto de denúncias, Kokay, na representação, afirma que Valdery Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro não atendem as condições previstas na Resolução nº 3.041 (de 28/11/2002) do Banco Central.

“Os dois enfrentam mais de 60 processos, inquéritos e indiciamentos por sua atuação lesiva aos interesses dos bancos públicos por onde passaram”, critica André Nepomuceno, diretor do Sindicato. “Seria um contra-senso e um retrocesso a homologação dos nomes desses dois senhores”.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa