 | A diretoria do Sindicato entregou nesta quarta-feira 11 de abril ofício ao diretor do Deorf do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, em que |
pede a suspensão da homologação das nomeações de Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco de Barros Neto para a diretoria executiva do BRB. Participaram da entrega do documento os diretores do Sindicato André Nepomuceno e Eustáquio Ribeiro, acompanhados da deputada distrital Erika Kokay (PT).

A diretoria do Sindicato entregou nesta quarta-feira 11 de abril ofício ao diretor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, em que pede a suspensão da homologação das nomeações de Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto para a diretoria executiva do BRB. Participaram da entrega do documento os diretores do Sindicato André Nepomuceno e Eustáquio Ribeiro, acompanhados da deputada distrital Erika Kokay (PT).
Ambos são suspeitos de irregularidades cometidas quando foram dirigentes da Caixa Econômica Federal e da Nossa Caixa de São Paulo. O Sindicato solicita ao Deorf que as homologações sejam suspensas até que as denúncias sejam rigorosamente apuradas. O que nos preocupa são as inúmeras denúncias que pesam contra os dois executivos por sua conduta durante o exercício dos altos postos administrativos na Caixa Econômica Federal e na Nossa Caixa de São Paulo, fartamente divulgadas pela imprensa nacional e de Brasília, diz o ofício (veja
aqui a íntegra do fac-símile).
As denúncias voltaram à tona esta semana, continua o documento, com a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de obrigar a Assembléia Legislativa (...) a instalar Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o eventual uso político do banco estadual Nossa Caixa durante a presidência de Valdery Albuquerque, período em que Luiz Francisco Monteiro ocupara cargo de diretor.
O ofício enviado pelo Sindicato endossa representação entregue pela deputada Erika Kokay ao DEORF também durante a audiência, requerendo o indeferimento dos processos de homologação. Com base em um conjunto de denúncias, Kokay, na representação, afirma que Valdery Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro não atendem as condições previstas na Resolução nº 3.041 (de 28/11/2002) do Banco Central.
Os dois enfrentam mais de 60 processos, inquéritos e indiciamentos por sua atuação lesiva aos interesses dos bancos públicos por onde passaram, critica André Nepomuceno, diretor do Sindicato. Seria um contra-senso e um retrocesso a homologação dos nomes desses dois senhores.