

Em defesa das loterias da Caixa Econômica Federal, o presidente e o secretário de Finanças do Sindicato, respectivamente, Eduardo Araújo e Wandeir Severo, participaram de ato sobre o tema, organizada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), na quinta-feira (29), na Câmara dos Deputados.
“A privatização da Lotex irá interferir no repasse de recursos para programas sociais como o Fies, Comitês Olímpico e Paraolímpico, Fundo Nacional da Cultura e Seguridade Social e, com isso, vai de encontro a nossa luta em defesa de um banco 100% público”, afirmou Araújo na ocasião.
"Nesse sentido, queremos impedir que a privatização chegue aos outros produtos lotéricos. Pois não há dúvida de que seremos todos prejudicados com a proposta”, completou.
Para a deputada Erika Kokay, é fundamental informar e conscientizar os empregados da Caixa e a sociedade. “Essa privatização da popular ‘raspadinha’ é a ponta do iceberg. É uma lógica privatista envergonhada, não explícita, o que faz com que tenhamos mais dificuldade de enfrentar essa ameaça”, disse.
A parlamentar se comprometeu em marcar uma audiência pública na Câmara com a presença de representantes do banco, para que o assunto seja debatido de forma mais ampla. Ela também disse que irá buscar o apoio dos membros da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa para assinar um manifesto previsto para ser produzido pelas entidades.
Marlene Dias, presidente da Associação dos Empregados Aposentados (AEA-DF), que representou a Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CEF (Fenacef), ressaltou que a população deve ser informada do que está acontecendo, pois ela tem o direito de ser ouvida.
“O que estão fazendo é uma ameaça de entregar dinheiro nas mãos da iniciativa privada que não tem nenhum interesse social”, denunciou Wandeir Severo, membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).
MP do futebol
Em 5 de agosto de 2015, foi sancionada a Medida Provisória 671/2015, conhecida como MP do Futebol, que trata do refinanciamento das dívidas físicas e trabalhistas dos clubes de futebol, criando a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex).
Em outubro, a Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Desestatização aprovou a criação da Caixa Instantânea S.A., subsidiária da Caixa Econômica Federal, para gerir o jogo. No mesmo mês, foi publicada a Medida Provisória 695/2015, que amplia a exploração mercadológica de eventos de grande apelo popular e datas comemorativas, entre outros, com o objetivo de aumentar a atratividade comercial do produto.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados