
Dando continuidade à série de atos em defesa da convocação dos aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal de 2012, o Sindicato, parlamentares e concursados realizaram, nesta terça-feira (13), nova manifestação em frente ao Edifício Matriz II, prédio onde está situado o departamento de recursos humanos da instituição.
Os empregados da Caixa enfrentam uma realidade de sobrecarga de trabalho, constantes horas extras e adoecimento causado pelo excesso de tarefas. Todos esses problemas poderiam ser resolvidos com a contratação dos aprovados no concurso.
“Com o déficit de empregados na Caixa, o país perde negócios e a população sofre com o atendimento de baixa qualidade. A atual administração da Caixa está enterrando sonhos dos aprovados e ainda atrapalhando a população quando não chama esses trabalhadores que tanto podem contribuir com a instituição”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.
Caixa precisa de mais empregados
As filas intermináveis nas agências e o grande número de empregados afastados por doenças relacionadas ao trabalho não deixam dúvidas de que a Caixa precisa contratar mais trabalhadores. Outro forte indício do déficit de pessoal são os gastos com horas extras na Caixa em 2012 e 2013. Neste período, a empresa desembolsou R$ 13,6 milhões, de acordo com informações disponíveis no Sistema de Informações ao Cidadão.
Indignados com a lentidão da Caixa em contratar novos empregados, os aprovados seguravam faixas cobrando do presidente do banco, Jorge Hereda, agilidade no processo, uma vez que o concurso vence no próximo dia 14 de junho.
“Na medida em há muita demanda e poucos funcionários, é urgente a criação de mais vagas na Caixa. O próprio Dest (Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais) já autorizou novas contratações”, afirma o secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan. O aumento da dotação do quadro de funcionários para 111.922 foi aprovado pelo Dest desde 2013.
Parlamentares apoiam luta por novas contratações
Empregada da Caixa desde 1982, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou do ato para apoiar a luta por mais contratações. “Nós temos muita história de luta por esta empresa. Nós ajudamos a construir a instituição e não podemos nos calar diante desta situação porque os aprovados querem trabalhar e a Caixa tem necessidade de contratação urgente”, frisou a parlamentar.
O deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) não puderam comparecer no ato, mas manifestaram apoio à luta por mais contratações.
O Sindicato, com o apoio da deputada Erika Kokay, vai formalizar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a precarização das condições de trabalho na Caixa com dados sobre adoecimento, excesso de horas extras e número insuficiente de empregados.
“Iremos a todas as instâncias possíveis para cobrar mais contratações na Caixa. Não podemos aceitar a maneira como os empregados estão trabalhando. Existem agências de grande porte da Caixa com quatro funcionários. Por esse e outros motivos, os empregados não conseguem suprir a demanda”, destaca o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa.
Os diretores do Sindicato e empregados da Caixa Vanessa Sobreira e Paulo Wilson também participaram da manifestação.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília