O Sindicato dos Bancários oficializou, frente à direção do BRB, a rejeição da proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o segundo semestre de 2009. A proposta foi recusada em assembléia na última quinta (13) por votação da maioria dos trabalhadores presentes. O Sindicato irá retomar as negociações com o banco em reunião a ser marcada.
Esta proposta de PLR foi resultado de um longo debate que vem desde a campanha salarial de 2008. À época, foi criada uma Comissão Paritária que desenvolveu, em dezembro do ano passado, uma proposta que previa a distribuição de 15% do lucro líquido – uma metade de forma linear e a outra de acordo com o cumprimento de metas.
Todavia, em completa morosidade, o banco levou três meses para apresentar uma contraproposta para a matéria. O BRB pretendia distribuir apenas 12% dos lucros, sendo 30% fixos e 70% de acordo com as metas.
Depois de seis meses de negociação, O BRB chegou a proposta de distribuição de13% do lucro, sendo 40% de forma linear e 60% de acordo com as metas, com o retorno da verba variável que não for distribuída para o montante linear. Diante da rejeição deste texto na última assembléia, será determinada uma nova agenda de negociações.
Para o diretor do Sindicato ligado ao BRB, Eustáquio Ribeiro, “os trabalhadores consideraram que a PLR foi insuficiente e cobram melhorias na proposta. Cabe ao banco agora apresentar avanços que atendam as reivindicações”.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados