Em reunião nesta segunda-feira (6), o Sindicato entregou aos diretores do BRB Alair Vargas (Atendimento e Distribuição) e Tércio Marcus (Gestão de Pessoas) ofício com reivindicações referentes ao processo seletivo interno para gerente de negócios. No ofício, o Sindicato solicita que o banco torne o processo amplamente aberto, com critérios de pontuação que valorizem a atuação na área negocial. Dos três itens apresentados, o banco só concordou com o terceiro, que considera a substituição de gerente geral como requisito para inscrição no processo.
“O banco não demonstrou a sensibilidade necessária ao não atender as outras reivindicações apresentadas pelo Sindicato. Isso cria uma sensação ruim de cerceamento à ascensão”, critica Cristiano Severo, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.

Gerentes de expediente
O BRB argumentou que este é o primeiro processo seletivo após a extinção do IP e, sendo assim, concorda que os processos podem ser aprimorados, mas considera impossível fazê-los nesta seleção. Segundo o banco, dos atuais 227 ocupantes da função de gerente de expediente, 197 cumprem o pré-requisito mínimo de substituição de gerente de negócio ou gerente geral para poder se inscrever. O BRB disse ainda que há um número expressivo de caixas que também se enquadram no requisito de substituição de gerente de negócios.
“O Sindicato considera importante a valorização dos assistentes de negócio embutida no regulamento da seleção. Porém, avalia que esta valorização ficaria mais clara com uma pontuação maior para exercício específico dessa função. Dessa maneira, compreende que seria importante a abertura da inscrição para todos”, diz Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato.
Durante a reunião, o BRB informou que na pontuação referente à formação acadêmica considera também MBA como pós-graduação.
O Sindicato alerta a todos que tenham substituído gerente de negócio que observem a contagem de tempo de substituição para ver se possuem o pré-requisito mínimo para se inscrever.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados