Banco do Brasil

30 de Outubro de 2012 às 14:04

Sindicato move ação cautelar contra cancelamento de férias no BB

Compartilhe

O Sindicato vai ingressar com ação cautelar na Justiça contra o Banco do Brasil com o objetivo de garantir férias, licença-prêmio, abonos e cursos de bancários que participaram da greve nacional da categoria e que, apesar de já estarem previamente autorizados, foram sumariamente cancelados por gestores do banco para fins de compensação dos dias parados.


Na Instrução Normativa 361, que trata do assunto, o BB vai além e chega a ameaçar com ‘análise disciplinar’ os trabalhadores que não compensarem as horas de greve nos moldes estabelecidos pelos gestores, num flagrante de afronta ao que está previsto na cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012/2013, assinada pelo próprio banco. 


Não resta dúvida ao Sindicato de que essa postura ao mesmo tempo antissindical e assediadora tem caráter punitivo e de retaliação contra quem aderiu à paralisação e visa unicamente instaurar um clima de terror generalizado nas dependências do BB. “Já estamos trabalhando para garantir, inclusive na Justiça, o que foi objeto de acordo entre o movimento sindical e o banco e está devidamente clausulado. Os bancários não têm que se intimidar com qualquer tipo de pressão e devem procurar imediatamente o Sindicato e fazer a denúncia”, orienta Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos da entidade.


Os bancários que estão sendo vítimas de retaliação devem entrar em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato pelo telefone 3262-9001 para repassar os dados necessários para montar a ação. O Sindicato trabalhará em regime de mutirão para atender à demanda.

 

Renato Alves
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa