O Sindicato realizou na manhã desta quarta-feira (15) visita aos bancários da Unidade III da Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Banco do Brasil denunciando a instituição e mobilizando a categoria para ato que será realizado no local nesta quinta-feira (16) contra a ação arbitrária da direção do BB, que pretende aumentar a jornada de trabalho de 6 para 8 horas para 25% dos funcionários.
A atividade “teve a finalidade de discutir a violação da jornada de 6 horas praticada pela direção do BB”, destacou o diretor da Fetec-CUT/CN Wadson Boaventura. “Em nenhum momento a diretoria do banco procurou o Sindicato para debater o que já está definido em acordo coletivo, uma conquista de décadas, que é a jornada de 6 horas”, afirmou.
Diversos grupos da direção do Sindicato circularam por todas as salas do prédio, conversando e esclarecendo a tentativa de golpe da direção do BB contra a categoria. O delegado sindical Manoel Gomes Pereira destacou a importância da atuação sindical. “O Banco do Brasil está atacando direitos conquistados há muito tempo. A categoria está engajada e preocupada com essas sanções, o que exige mobilização de todos. Agora a direção quer impor a jornada de 8 horas para 25% dos funcionários, o que poderá abrir caminho para que, mais à frente, queiram fazer o mesmo com toda a categoria, se não barrarmos agora essa arbitrariedade”, afirmou Pereira.
“É fundamental dar uma resposta a essa ação do BB, que não procurou o Sindicato, desrespeitando as conquistas da categoria. Implementar essa medida é um desrespeito ao acordo coletivo, à categoria e ao Sindicato”, reforçou o diretor Rafael Saldanha.
“É muito importante a mobilização da categoria para demonstrar a insatisfação com essa ação, feita sem debater e sem procurar o Sindicato. É uma afronta ao acordo coletivo”, denunciou Amarildo Carvalho, diretor da Fetec-CUT e do Sintraf-Ride.
Durante a visita, vários diretores do Sindicato participaram das conversas com os bancários, esclarecendo dúvidas e reforçando a necessidade de união e resistência.
A entidade está realizando atos em todas as unidades do BB, mostrando que a categoria não aceitará o desrespeito ao acordo coletivo e às conquistas obtidas com muita luta. Essa reestruturação não favorece nem o banco, nem os trabalhadores.
O diretor da Secretaria dos Aposentados do Sindicato, José Wilson, destacou: “Estamos dando um recado à direção do Banco do Brasil. Foram quase duas décadas para conquistar a jornada de 6 horas. Agora o banco divulga uma mentira ao dizer que o Sindicato sabia, isso é inaceitável. Estamos mobilizados e vamos barrar essa arbitrariedade”.
Todas as unidades estão sendo mobilizadas. O ato ocorre nesta quinta-feira (16), às 10h, no Sede IV (Ditec), em frente às catracas, no Titanic.
Pedro César Batista
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas