No dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Teatro dos Bancários aconteceu o ato de lançamento do Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana e Afro-Brasileira, com o objetivo de fortalecer as(os) praticantes das religiões de matriz africana e afro-brasileira com o conhecimento necessário para que possam defender seus direitos diante do Racismo Religioso a que são submetidos todos os dias.
O Evento foi iniciado às 18h30 com “Ritual sagrado de união” marcado por uma Lavagem realizada em espírito de reverência e comunhão, com a participação de representantes de diferentes Nações de Candomblé. Em caráter ritual e simbólico, a ação celebra a união dos povos de terreiro, a força da ancestralidade e a sacralidade dos saberes tradicionais, trazendo para o espaço do teatro um gesto coletivo de bênção, proteção e abertura de caminhos. O momento reforçou o compromisso do encontro com a dignidade, a liberdade religiosa e o reconhecimento dos terreiros como espaços de cultura, memória e direito.
A Lavagem foi conduzida por Mãe Baiana (Coletivo de Yás), de forma respeitosa e em alinhamento com as seguintes autoridades de diferentes Nações religiosas: Mãe Darilene (Ketu), Mãe Vilcilene (Renafro), Mãe Cicera (Umbanda), Mãe Betinha (Jeje), Mãe Deya (Angola), Mãe Vilma (Foafro), Iyá Egbe Rhaysa (Juventude de Axé Renafro), Ekedji Jéssica (Juventude Renafro), Ekedji Andressa de Odé (Juventude Renafro).
As 19h30 foi composta a Mesa Oficial de abertura do evento com as Lideranças Religiosas e a participação Institucional de Camila Lima das Neves (Advogada Assistente da Comissão), Jacira (Jornalista/Editora do Guia), Humberto Adami ( Advogado da FENAQ e consultor da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Sindicato) e Arethuza Doria (idealizadora da Cartilha de Direitos dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (inspiração para construção do Guia)
Enfoques principais do Guia ( Link) são:
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados