Sindicato lança a campanha Banco para o Brasil Acorda Diretoria!, que vai lutar por mais funcionários, menos filas, fim da terceirização e redução das tarifas e dos juros
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
De acordo com Rodrigo Britto, o Conselho Diretor precisa resolver essas pendências com o funcionalismo até o fim do primeiro semestre, antes de setembro, data-base da categoria. "Ou a direção atende nossas reivindicações, ou partiremos para a greve", alerta.
Terceirizações
O presidente disse ainda que o ideal é que o Banco do Brasil acabe com as terceirizações, porém, enquanto não forem convocados novos concursados, é preciso melhorar os salários e as condições desses trabalhadores. "Os funcionários da Probank, por exemplo, são obrigados a ficar de roupa íntima para facilitar a revista dos seguranças e usam uniformes que lembram presidiários", informa.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Pelas demandas que temos dos funcionários [do BB], não dá mais para esperar setembro chegar, resumiu Kokay, numa alusão à campanha nacional dos bancários, cuja data-base é 1º de setembro. O BB afiou os dentes para minar a dignidade dos seus funcionários, advertiu a deputada.
Para ela, cabe aos bancários o papel de impedir que o BB seja vítima do processo que vigorou durante o governo FHC, que, segundo ela, ainda encontra respaldo em setores conservadores da diretoria do banco e se manifesta, por exemplo, na forma autoritária como são impostas as metas fora da realidade que os bancários são obrigados a cumprir. Precisamos de um banco para o Brasil.
Vagner Freitas destacou a importância da luta conjunta de todos os trabalhadores do Ramo Financeiro, num esforço de unidade entre todas as categorias como estratégia para o enfrentamento com os patrões. Tanto que a campanha salarial deste ano não vai ser apenas dos bancários. O objetivo é colocar todos os trabalhadores, não importando a matiz política, de um lado da mesa, adiantou Freitas.
Segundo o presidente da Contraf/CUT, essa unidade também vale para a campanha lançada pelos bancários do BB. Vamos lutar contra essa política excludente do Banco do Brasil.
Já o presidente da CUT, Arthur Henrique, classificou a campanha dos bancários do BB como de toda a sociedade e dos outros trabalhadores, uma vez que somente dessa maneira poderemos mudar o banco e ele atender aos anseios da população. Isso é necessário num momento em que se discute a necessidade de um BB público, de fomento, acrescentou.
A campanha
Lançada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) em março, a campanha também tem o objetivo de garantir o pagamento das substituições de comissionados, mais contratações, mais vagas para caixas-executivos e o fim do assédio moral e das metas abusivas.
Uma superestrutura foi montada pelo Sindicato para a realização do evento. No SBS, além do aparato de som e distribuição de faixas de protesto pelos arredores, foram montadas duas tendas: uma de saúde, onde bancários e a comunidade em geral podiam receber massagem expressa gratuitamente, e outra onde era servido um almoço tropical de salada de frutas, numa sátira do Sindicato às bananas, pepinos e abacaxis que o BB tem servido aos bancários da instituição. O Sindicato espalhou ainda 15 outdoors com o tema da campanha em pontos estratégicos de Brasília e das cidades-satélite. Também foram produzidos cartazes, adesivos e camisetas.
Consulta aos bancários
O Sindicato continua aplicando pesquisa para os funcionários do BB. A consulta aborda questões como substituições, horas-extras, assédio moral, saúde e condições de trabalho. O questionário foi elaborado a partir das denúncias dos próprios bancários e o modelo estará disponível no site do Sindicato para download, afirma Eduardo Araújo, diretor do Sindicato.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados