
Dando sequência à série de atividades que vem realizando em todas as unidades do Banco do Brasil, o Sindicato se reuniu na terça-feira (20) com os bancários da agência 510 Norte para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo, como os inquéritos administrativos.
Durante a reunião, os dirigentes sindicais lembraram que os bancários devem ser cautelosos ao responderem pedidos de informações. “Devido às péssimas condições de trabalho, vários colegas acabam cometendo erros e depois são penalizados. Por isto, ao serem interpelados, procurem a assessoria jurídica e um diretor do Sindicato para ajudar no processo”, afirmou o diretor do Sindicato Wadson Boaventura, que também é bancário do BB.
Atenção redobrada
O funcionário deve estar sempre alerta quando o assunto for inquérito/processo administrativo, principalmente em razão do fato de que podem gerar punição e até demissão. Atenção quanto às normas no cumprimento de suas tarefas, para que não esteja sujeito a sofrer uma interpelação administrativa. Se algum administrador o estiver coagindo a praticar qualquer ato fora dos normativos, denuncie à ouvidoria interna do BB. Denuncie também ao Sindicato: o número é 3262-9090.
No processo administrativo interno, é necessário que o bancário responda aos pedidos de informação e interpelação sem excluir elementos do caso investigado. Lembre-se de que toda punição é passível de recurso no prazo de 30 dias. Procure sempre o Sindicato no caso de recebimento de pedidos de informação.
Confira, abaixo, dicas de como evitar problemas:
• Nunca, em hipótese nenhuma, compartilhe sua senha. Faça a alteração dela regularmente.
• Não pratique nenhum procedimento que infrinja as leis brasileiras.
• Não acesse informações de terceiros fora da necessidade do serviço.
• Não altere limites sem a devida autorização do cliente.
• Não pratique venda casada.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados