Em razão da prisão do presidente Roberto Figueiredo Guimarães e das informações de que os executivos Valdery Frota de Albuquerque, Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto e Francisco Soares teriam recebido a homologação do BC para assumir a diretoria do banco, o Sindicato encaminhou ofício ao governador Arruda solicitando o imediato afastamento de todos os diretores do BRB denunciados.
Em razão da prisão do presidente Roberto Figueiredo Guimarães e das informações de que os executivos Valdery Frota de Albuquerque, Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto e Francisco Soares, sobre os quais pesam inúmeras denúncias de improbidade administrativa e gestão temerária, teriam recebido a homologação do Banco Central para assumir a diretoria do banco, o Sindicato encaminhou ofício ao governador José Roberto Arruda solicitando o imediato afastamento de todos os diretores do Banco de Brasília denunciados, e sua substituição por pessoas ilibadas, que gozem da mais absoluta credibilidade na sociedade.
O Sindicato decidiu enviar o ofício ao governador depois dos fatos extremamente preocupantes divulgados ontem pela imprensa. O primeiro foi a prisão de Figueiredo Guimarães pela Polícia Federal, acusado de pertencer a uma quadrilha de fraudadores de licitações públicas federais em todo o país. Junto com Figueiredo, foram presos o deputado distrital Pedro Passos e 41 outras pessoas de vários Estados, inclusive o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares.
Depois o Sindicato recebeu a informação de que o Banco Central teria concedido autorização para a nomeação como diretores do BRB de Valdery Frota de Albuquerque, Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto e Francisco Soares. Contra eles pesam inúmeras denúncias de improbidade administrativa e, contra os dois primeiros, de gestão temerária quando integraram a alta direção da Caixa Econômica Federal e da Nossa Caixa de São Paulo.
Por causa dessas denúncias, no dia 11 de abril o Sindicato entrou com representação no Banco Central, exigindo que os nomes dos três executivos não fossem homologados para o BRB.
Esses fatos, além disso, ocorreram um dia depois de a Câmara Legislativa ter aprovado a instalação de uma CPI para investigar as gestões anteriores do BRB.
Leia mais:
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados