O Sindicato dos Bancários enviou à SRTE ofício cobrando resposta do BB em relação ao descumprimento da Convenção Coletiva dos Bancários no que diz respeito à compensação dos dias de greve. A direção do Banco firmou acordo em que encaminharia essa resposta até o dia 21 de novembro, mas até agora não se manifestou.
A Reunião na Superintendência do Trabalho e Emprego
O Sindicato denunciou à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em mesa redonda no dia 18 de novembro , que a decisão da direção do BB de convocar bancários para compensação nos fins de semana contraria a Acordo Coletivo, uma vez que a compensação não pode ser realizada em dia não útil, pois as horas para compensação devem ser suplementares, ou seja, extensão da jornada normal. Além disso, o banco tem descontado as folgas adquiridas nesses sábados para a compensação de horas da greve, o que também não está previsto no Acordo.
O Sindicatro apresentou proposta na mesa da SRTE para resolução do conflito e os os representantes do BB ficaram de dar resposta à Superintendência nesta sexta-feira 21, caso contrário o órgão trabalhista irá tomar as medidas cabíveis. “Num claro desrespeito a um legítimo direito da categoria, o BB insiste em perseguir os bancários que fizeram greve, convocando-os a realizar atividades aos sábados”, afirma o diretor do Sindicato Rafael Zanon. “Os bancários devem ficar atentos e denunciar imediatamente ao Sindicato qualquer tipo de irregularidade. A compensação depende da disponibilidade do bancário”, orienta.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados