O Sindicato e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN/CUT) constataram que as superintendências regionais do Banco do Brasil no Distrito Federal têm exercido diariamente grande pressão sobre administradores e gerentes de relacionamentos para o atingimento de metas abusivas.
Sem considerar o histórico desses funcionários, cobram o cumprimento das metas imediatas, inclusive praticando ameaças veladas. Outro ponto preocupante é o fato de que alguns administradores repassam para seus subordinados as pressões sofridas, o que acaba culminando em descomissionamentos, como foi o caso recente ocorrido na agência Sobradinho DF.
Chegaram ao Sindicato denúncias de funcionários que recebem torpedos dos superiores para se esforçarem para atingir metas abusivas a qualquer custo, caso contrário “saberão o que irá acontecer”.
O movimento sindical está atento e, se necessário, irá tomar as medidas cabíveis, inclusive políticas, para coibir essas nefastas práticas.
“Orientamos a todo funcionário que denuncie ao Sindicato qualquer tipo de prática de assédio moral e constrangimento sofrido. O Sindicato garantirá total sigilo do denunciante”, afirma Alexandre Stilben, diretor da Fetec-CN/CUT.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília